O grande sonho da maioria dos trabalhadores do Brasil é ter o próprio negócio e engajados a realizar esse sonho, muitos brasileiros tornam-se empreendedores. Para aqueles que possuem um pouco mais de capital, as franquias são as melhores opções para alcançar esse sonho.
O que esses brasileiros ainda não sabem o quanto é difícil de abrir uma franquia no mercado nacional. Muitos imaginam que optar por uma franquia, é escolher um local e uma marca e abrir a loja. Essa operação demanda muito mais que isso, é preciso saber que essas escolhas requerem investimento de tempo e dinheiro.
Apesar de ser mais difícil do que parece ser, ter uma franquia é um excelente negócio. Dados da Associação Brasileira de Franchising mostram que o setor é promissor. Entre 2008 e 2009, o número de redes de franquia no Brasil cresceu 19,1%. Já o faturamento do setor teve um aumento de 14,7%.
O primeiro passo para inaugurar uma franquia é selecionar o ramo de atividade que se deseja trabalhar. Para isso é importante fazer uma autocrítica e conhecer o que gosta de fazer e com que quer trabalhar. É necessário também ter recursos financeiros para comprar e instalar o negócio, além de capital de giro para o período inicial em que a franquia pode não se sustentar.
A fim de ajudar futuros empreendedores, a revista americana Entrepreneur fez uma lista com dicas para ajudar na hora de abrir uma franquia. As observações foram feitas por especialistas de diversas consultorias internacionais de franquias.
Antes de realizar qualquer passo, o empreendedor deve avaliar quais são as atividades que combinam com o ele e aquelas em que ele não se sentiria confortável trabalhando. É necessário mapear quanto ele gostaria de lucrar com o negócio, o tempo que o negócio demandará e o tempo que ele gostaria de trabalhar. Se estaria disposto a orientar os funcionários e acompanhar a evolução da franquia. Feito isso, o empreendedor conseguirá avaliar se a franquia que pretende abrir combina com o seu perfil, ou não.
É preciso preparar uma lista com todas as redes que são do interesse e do perfil do empreendedor. Após preparar a lista, é necessário que ele consiga o máximo de informações sobre essas redes franqueadoras. Isso pode ser feito por meio de contato com as próprias franqueadoras ou com consultorias. É interessante descobrir também quais são as notícias divulgadas sobre as redes escolhidas na mídia e conversar com os demais franqueados da rede para conhecer histórias e trocar experiências. Ter conhecimento dos prováveis custos, despesas e resultados do negócio, é importante.
O valor para abrir uma franquia é variável e por isso é preciso conhecer todos os custos nela incorridos. É preciso estar atento aos gastos de investimento, incluindo os custos antecipados, taxas mensais, contribuição com publicidade e royalties. Para não ter problemas no futuro, planeje o lucro dos primeiros meses de negócio, saiba o quanto pode realmente gastar e o tempo que terá para cuidar do empreendimento. O caixa necessário para o giro da empresa também é um ponto importante, nem todos os meses a empresa deve dar lucro e será necessário um aporte de capital para custear as despesas fixas.
Por fim, é importante se familiarizar com a equipe que faz o gerenciamento da rede. Isso permitirá ao empreendedor conhecer toda a operação do negócio e as pessoas com que irá trabalhar, afinal, a franqueadora deve auxiliar o franqueado no desenvolvimento do negócio, e este, por sua vez, contribuirá para o crescimento da rede de franquias.
Seguindo esses primeiros passos as chances do empreendedor ter um negócio de sucesso são bem maiores. Agora é reunir o capital e seguir em frente.
Para ver a reportagem completa da revista, basata acessar o link: http://www.entrepreneur.com/article/217352
Nenhum comentário:
Postar um comentário