segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Economia. Por, Flávia Maria Pimentel Magalhães.




Um dos países que mais cresce economicamente hoje no mundo é a china. Isso se deve ao grande crescimento de seu PIB (Produto Interno Bruto), que se supera ano após ano. Porém não é apenas esse fator que ajuda a impulsionar a economia chinesa.

Podemos citar como um dos principais motivos dos seus altos índices econômicos, a mão-de-obra extremamente barata. O que garante o baixo preço dos produtos chineses, e explicar o grande volume da exportação chinesa. Mas esse não é o único motivo, a china tem também o título de maior produtora mundial de alimentos, meio milhão de suínos, 450 milhões de toneladas de grãos, se destacando a produção de milho e arroz.

O aumento acelerado do PIB, já atingiu a média de quase 10% nos últimos anos. Esse aumento fez com que o país asiático ganhasse posições, ultrapassando Reino Unido, França, Alemanha e mais recentemente o Japão, na lista das maiores economias globais. Em 2009 o PIB chinês atingiu 4,9 trilhões de dólares, e somente num trimestre de 2010 chegou a marca de 1,34 trilhão de dólares, ocupando a segunda colocação na lista, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Entretanto esses avanços não refletem na qualidade de vida da população chinesa, que em sua maioria vive em situação de pobreza, principalmente no campo. Além da prejudicação da natureza local, demonstrada nos altos índices de poluição dos rios, e no grande nível de poluição do ar, devido a utilização em larga escala de combustíveis fósseis como o carvão mineral e o petróleo.

É verdade que a China é o país que mais evolui economicamente falando, seus índices economicos cada vez maiores, provam mais do que isso. Mais é nessesário para haver uma verdadeira evolução desse país, o investimento em outros, que não visa somente o rendimento economico. A melhoria na qualidade de vida, sáude, educação não só tornaria a China um mais completo e voluido, mas também seria uma recompessa para um povo que muito sofre, e que desempenha um palpel importantíssimo nessa evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário