quinta-feira, 25 de novembro de 2010

TELECOMUNICAÇÕES – POR SOLON GOMES AMARAL


Com o avanço da tecnologia o fenômeno da globalização se tornou palpável até mesmo para as classes menos capitalizadas. Dificilmente imaginaríamos a algumas décadas ou até mesmo anos, um mundo tão conectado, com informações em tempo real e comunicação a qualquer hora.

O avanço tecnológico iniciado nos EUA e, copiado e aperfeiçoado pelos asiáticos, entrou em todas as camadas da população. Mesmo que de maneira sutil, já é possível enxergar no Brasil focos de tecnologia e comunicação nas áreas menos desenvolvidas economicamente. Nos grandes centros urbanos, a interatividade/conectividade, seja por um celular, notebook ou qualquer outro dispositivo móvel é incrivelmente comum. Os jovens de hoje em dia parecem que já nascem sabendo muito mais do que qualquer adulto, é de se espantar a sua intimidade com os novos meios de comunicação.

Podemos nos comunicar em qualquer lugar a qualquer momento, são inúmeras as facilidades que nos proporcionam a possibilidade de nos expressar, informar e compartilhar fatos. Foi-se o tempo das “Lan Houses”, hoje temos: Celular, 3G, smartphones, notebooks, netbooks, até mesmo idéias dos filmes do James Bond como relógios-celulares com acesso a internet.

As informações também vêm com as facilidades em se ter uma televisão com transmissão a cabo ou satélite, os brasileiros têm, mais do que nunca, uma facilidade histórica no acesso a todos esses bens de consumo que de uma maneira ou de outra, informam, comunicam, incluem socialmente e interagem com a sociedade.

Espera-se que todas essas contribuições à sociedade de uma maneira geral alimentem a sensação de que somos todos iguais no planeta e precisamos no unir para a realização de políticas boas para a humanidade. A globalização utilizando de informações, práticas e boas idéias será a nossa melhor arma para combater as dificuldades da evolução do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário