segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Tecnologia. Por Luiza Espina.



A evolução da televisão.

A televisão vinha sendo inventada desde a década de 1840, quando vários cientistas estudavam a possibilidade de se realizar a transmissão de imagens em grande distância. No ano de 1842, Alexander Bain conseguiu executar um projeto de envio telegráfico de uma imagem. A partir de então, o aparelho de televisão foi sendo aprimorado até que o mesmo pudesse ter maior viabilidade comercial. No ano de 1923, o russo Wladmir Zworykin desenvolveu um tubo de imagem chamado de iconoscópio. Empolgada com tal realização, a empresa norte-americana RCA contratou os seus serviços e fabricou o Orticon. Tínhamos ali, então, o primeiro modelo de televisor a ser produzido em escala industrial. Alcançando a década de 1930, o televisor ganhou novos reparos até se transformar em um produto de maior viabilidade comercial. No mês de março de 1935, os alemães foram os grandes responsáveis por realizar a primeira transmissão televisiva. Em pleno nazismo, esse tipo de recurso tecnológico foi incrivelmente empregado para a divulgação do regime liderado por Adolf Hitler. Pouco tempo depois, franceses e britânicos também investiram na construção de estúdios e na transmissão de imagens. Desde esse período, os estudiosos interessados por esse tipo de tecnologia já testavam algumas possibilidades de transmissão de imagens coloridas. Tal feito só foi alcançado no ano de 1954, quando a emissora norte-americana NBC empregou um sistema compatível com os televisores preto e branco para realizar a transmissão de imagens coloridas.

Em terras brasileiras, a televisão apareceu como uma grande novidade tecnológica na cidade do Rio de Janeiro. Quase dez anos depois, o operador de câmera Olavo Bastos Freire realizou a transmissão de uma partida de futebol empregando uma tecnologia improvisada. Dois anos mais tarde, o empresário Assis Chateaubriand inaugurou a Tupi, primeira transmissora de televisão comercial do país. Desde então a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira.

A partir do lançamento oficial do canal brasileiro, foram sendo lançados cada vez mais canais, com diversos programas tanto para divertir a população como para passar informações e ate mesmo entreter.

Antigamente, a televisão poderia ser chamada de uma grande caixa. Nos dias de hoje, com a alta tecnologia e até mesmo com a transmissão em HD (alta definição) e em 3D, existem televisores de até 3 cm, diferente de quando foi lançada, sendo em preto e branco, com som chiado e imagem distorcida. É difícil hoje em dia uma família não ter pelo menos um aparelho de televisão em casa.Virou vicio mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário