sábado, 20 de novembro de 2010

Empreendorismo 2.0. Por, Rafael de Sued Ramos.


O termo “empreender” esta cada vez mais presente no dia a dia e no vocabulário dos jovens. De acordo com o Wikipédia, empreendedor é “... aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano.”

Porem não é todo o empreendedor que tem o acesso ao capital de investimento necessário para colocar suas ideias em pratica. Pensando nisso, um grupo de 14 nova iorquinos se juntou para criar o site www.kickstarter.com. Nele qualquer pessoa pode, gratuitamente se cadastrar e criar uma pagina onde mostrando a sua ideia. Com isso pessoas de todas as partes do mundo podem doar uma quantia para colaborar com os projetos que acreditam que pode dar certo. Para atrair colaborações, os donos dos projetos recompensam os colaboradores de acordo com o valor doado.

Blake Kevin é autora do projeto “Power Laces”, que almeja projetar e comercializar um tênis similar ao tênis usado por Michael J. Fox no filme De Volta para o Futuro (1985), que amarra e desamarra os cadarços automaticamente, apos um leve toque na lateral do sapato. Em menos de um mês, ela conseguiu angariar mais de 25 mil dólares em fundos para seu projeto. Ela postou um video ( http://kck.st/a1LMBW ) explicando o projeto. Alem disto, ela publicou outro vídeo mostrando o segundo protótipo do tênis ( http://www.youtube.com/watch?v=k_Efr2TaEPo ).

Mas não são apenas os americanos que podem participar do site. Pelo mesmo site, o grupo Beleza Brasil conseguiu mais de 8 mil dólares em fundos para a produção de seu CD, com musicas influenciadas pelo samba, funk, soul, blues, bossa, jazz, entre outros ritmos.

E agora, o que você esta esperando para empreender?

Nenhum comentário:

Postar um comentário