segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Economia. Por Luiza Espina.


O Mercado de Opções

O mercado de opções na economia tem um importante papel, dar volume em um alto giro financeiro para cada mercado. Opcão é um derivativo, ou seja, é um ativo derivado de outro ativo. No mercado de opções, são feitos “traddes” de possibilidades futuras, ou seja, o “trade” feito é baseado em algo que não existe e só existira na sua data de expiração, uma hipótese.

Preços do seu ativo base são estipulados para o futuro, tendo certa quantidade de vencimentos que podem ser combinados com os preços pré fixados para o futuro (strike price).

Exemplo: PETRZ40

Essa opção significa que vocês esta operando o ativo Petrobrás para o vencimento Z (dezembro), para o strike price de 40 reais. Quem comprar essa opção no dia do vencimento terá o direito de comprar a ação da Petrobrás a 40 reais. Mas para isso, será necessário pagar um prêmio, uma pequena quantia em relação ao preço da ação que caso você não queira comprar a quantidade estabelecida na operação desta ação a este preço pré fixado, será entregue a sua contraparte, a ponta vendedora. Em contra partida, se você vender esta opção, você terá a obrigação de vender a quantidade vendida na negociação de Petrobrás a 40 reais, caso a ponta compradora queira exercer o seu direito de comprar.

Vemos assim, que quem compra ação esta visando obviamente uma guinada no preço do ativo, pois comprará por um preço inferior de mercado aquele ativo. Já na ponta vendedora, o seu objetivo é que a ação caia abaixo do preço de strike, e assim, o comprador não irá o exercer e o seu lucro será o prêmio

Para se ter uma noção do giro financeiro do mercado de derivativos que a engloba opções, futuros e mercado a termo, seu fluxo em um dia varia em torno de 70 bilhões de reais enquanto o mercado de ações normais, ou o mercado à vista, gira em torno de 10 bilhões de reais em um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário