quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Empreendedorismo. Por, Eduardo Ricken .


Sempre trazendo novidades interessantes e ainda em formação o comercio eletrônico é um mundo novo e pronto para ser explorado. Algumas novidades se consolidam como o Twitter e outras desaparecem como o Second life que teve um começo virtuoso. Existem várias razões que levam ao sucesso de um novo negócio na Internet, mas aquelas que representam fatores críticos são a facilidade de uso e a geração de benefícios reais aos consumidores.

O sistema de compra coletiva atende aos três lados envolvidos. O consumidor que se beneficia da aquisição de um produto ou serviço num preço consideravelmente menor, com descontos que nos dias de hoje podem chegar a 90% do preço normal o que sem duvida é um super beneficio. Também o site da venda casada que fica com o seu percentual a casar a vontade do comprador com o anunciante. Quanto ao lado do anunciante, o principal benefício do sistema é a possibilidade de trazer clientes aos quais não teria acesso sem um investimento direto em propaganda. Evidentemente a estratégia da divulgação por meio de compra coletiva tem um custo que é representado pelo desconto real oferecido ao cliente mais o percentual da receita pago ao site. Exemplo: uma lanchonete que ofereça um sanduíche com 50% de desconto e pague 40% da receita ao site de compra coletiva, receberá líquidos 30% do valor normal do produto, o que eventualmente é até menor do que o próprio custo de produção. É necessário, portanto, analisar o custo e o retorno obtido com a campanha.

À medida que os anunciantes conheçam melhor o sistema e possam avaliar com clareza a relação custo/benefício é provável que haja uma diminuição dos percentuais pagos aos sites. A própria concorrência entre os sites de compras coletivas, em numero cada vez maior, facilitará essa diminuição nos preços. Deve-se considerar também o fato de que a marca está sendo exposta na Internet e, principalmente, a possibilidade real de que uma parcela dos compradores, tendo ficado satisfeita com o produto, retorne para novas compras, aumentando assim o retorno da campanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário