sábado, 20 de novembro de 2010

10 Anos de Desenvolvimento – Aonde Vamos Chegar?. Por, Rafael de Sued Ramos.


Com pouco mais de 10 anos do inicio da exploração do mercado de telefonia no Brasil (após as privatizações), hoje temos mais celulares que a população brasileira. Isto não significa que todos os brasileiros possuem um celular, mas mostra a universalização do celular no país, destacando o brasil entre os maiores mercados de telefonia do mundo. Hoje o Brasil esta atrás apenas da China, Índia, Rússia e Estados Unidos em quantidade de linhas ativas, porem entre os 5 países fica atrás apenas da Rússia em termos de penetração (numero de celulares por habitante).

O Brasil atingiu em outubro o numero de 194 milhões de celulares em operação, sendo o Sudeste, seguido pelo Nordeste, os responsáveis pela maior fatia deste numero. Este numero mostra que o celular hoje é o maior instrumento de universalização da comunicação do país, já que tem maior presença nos lares brasileiros que o computador e até mesmo a televisão.

Em 2008, foi lançado a tecnologia 3G no país, que possibilita uma transmissão de dados em alta velocidade (com velocidades comparáveis a banda larga fixa, como Net Virtua e Oi Velox). Porem o numero de usuários desta tecnologia ainda não é tão significativo. Segundo a Anatel, menos de 10% dos usuários de celular utilizam a tecnologia (cerca de 13 milhões).

Com o 3G, alem da navegação em alta velocidade pelo celular, serviços como a video-chamada e a banda larga móvel são disponibilizados, possibilitando assim pessoas que estão fora dos grandes centros, que não possuem banda larga fixa, tenham acesso a internet rápida, entrando para a era da internet.

Se em pouco mais de 10 anos, passamos de um limitado numero de telefones fixos (que eram declarados no imposto de renda como patrimônio, de tão raros) para quase 200 milhões de celulares e tecnologias inovadoras, onde sera que vamos estar em mais 10 anos? Tecnologias como o 4G, com velocidades de até 100MB, estão a 3 a 5 anos da implantação por aqui. Portanto se preparem, que vem muita evolução por ai. Em 10 anos, possivelmente, estaremos vivendo que nem os Jetsons ( http://www.youtube.com/watch?v=R-bFK984cTM ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário