quarta-feira, 17 de novembro de 2010

VoIP - Voice over Internet Protocol. Por, Joao Paulo Mansour.



Também conhecido como Voz sobre IP, Telefonia IP ou Telefonia em Banda Larga, VoIP é um meio de conversação pela internet ou qualquer outra rede de computadores utilizando o IP, ou Protocolo de Internet. Este meio de conversação vem se tornando cada vez mais popular e substituindo as ligações telefônicas devido ao seu baixíssimo custo. Utilizando um provedor de VoIP as pessoas são capazes de realizar ligações do próprio computador para outro computador em qualquer lugar do mundo ou para telefones em outros países por um preço muitas vezes menor do que uma ligação internacional.

Voz sobre IP tem sido alvo de interesse desde que os primeiros computadores foram inventados. Em 1973 as primeiras transmissões de voz foram feitas pela internet. Em 1996, foi lançado um software chamado Vocaltec que tinha a capacidade de se comunicar com outros usuários de do mesmo software, mas não com telefones normais. Em 1998 começaram a aparecer softwares capazes de efetuar ligações diretamente para telefones comuns.

Desvantagens:

Depende da energia elétrica. Enquanto os telefones convencionais são conectados diretamente com as linhas da companhia telefônica, o que os mantém funcionando mesmo no caso de uma falta de luz. No entanto, VoIP utiliza modems de banda-larga, que necessitam do fornecimento de energia para ligar.

Depende de internet banda-larga. As transmissões precisam ser feitas entre computares com internet rápida o suficiente para que a ligação tenha boa qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário