sábado, 20 de novembro de 2010

TELECOMUNICAÇÕES. Por, Rodrigo Carlos Pinto.



Quem diria que a alguns anos atrás, celular era coisa de filme de ficção cientifica e telefone era luxo que custava caro e funcionava muito mal. Para se ter uma idéia de como funcionava a telefonia, a TELERJ (Telecomunicações do Estado do Rio de janeiro), que era responsável pela telefonia de todo o Estado, o tempo médio de espera por uma linha era de dois anos e devido a péssima prestação de serviço, ela chegou a ser a campeã de reclamações no PROCON. As linhas telefônicas eram tratadas como um bem da família, devido ao seu alto custo, sendo deixada até como herança nas famílias.

Já o celular, quando lançado pela TELERJ Celular, era algo muito difícil de comprar, tendo que entrar em filas que duravam meses, e mesmo assim com alto custo e aparelhos que hoje são inimagináveis.

Com a privatização, muita coisa mudou. A TELERJ foi absorvida pela Telemar e a TELERJ Celular foi adquirida pela Telefonica Celular, atualmente com o nome de VIVO. Hoje o mercado de celular e telefonia fixa enfrente uma acirrada concorrência, tendo diversas operadoras para cada segmento. Devido a alta concorrência, o nível de sofisticação da telefonia vem crescendo a cada dia, chegando a acompanhar lançamentos feito nos EUA, como o Iphone 3G.

Para controlar todo esse mercado que se formou o governo do presidente Fernando Henrique criou em 1997 a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Mais de dez anos depois da privatização, o mercado mudou drasticamente e segundo dados da Anatel, hoje no Brasil o número de aparelhos celulares ultrapassou a marcar de um celular por habitante, sendo 194,4 milhões de aparelhos e 193,6 milhões de pessoas.

O mercado de telefonia móvel hoje é formado basicamente por 4 grandes empresas: Vivo, Claro, Tim e Oi. A vivo terminou outubro com um market share (participação no mercado) de 30% de toda a telefonia móvel, seguida pela Claro com 25%, um pouco a frente da TIM, que tem 24% do mercado e por último a Oi, que possui 19% do mercado.

Além da evolução do mercado de telefonia, tivemos também a evolução tecnológica dos aparelhos. O que antes servia para falar ao telefone quando esivesse fora de casa, hoje é sensível ao toque, possui câmera integrada, é um mp3 player, despertador, calculadora, possui jogos para as diversas idades, além de outros atributos que são criados a cada semana para o mais variado segmento de clientes, como a NIKE e a APPLE que em parceria desenvolveram um programa para que o GPS do celular monitorando a sua corrida e depois lhe apresente no computador ou no celular, o seu rendimento de corrida, comparando velocidade, percurso e velocidade atingida em determinados trechos. Hoje a tecnologia da computação cabe na palma da mão, e ainda vem mais por ai.

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