sábado, 20 de novembro de 2010

Economia Informal. Por, Rafael de Sued Ramos,


A economia informal no Brasil representa um numero significativo do total da economia, sendo o combate a informalidade e a pirataria um dos maiores desafios do governo. A economia informal é toda a produção de bens e servições que não é informada ao governo, ou melhor: não paga impostos, nem gera beneficios (como aposentadoria) para quem participa dela. É estimado que a economia informal equivalha a quase 20% do PIB brasileiro.

O filme Tropa de Elite foi um exemplo clássico deste problema. Antes de sua estreia no cinema, cópias piratas eram vendidas nas ruas dos grandes centros urbanos, causando um impacto mesmo antes do filme ser lançado. Em termos de bilheterias, Tropa de Elite recebeu pouco mais de 2,4 milhões de espectadores nos cinemas, gerando uma bilheteria de R$ 24,6 milhões.

Tropa de Elite dois, lançado a pouco mais de um mês, teve um esquema especial para evitar a pirataria. É praticamente impossível ver uma cópia pirata sendo vendida nas ruas, e as poucas que apareceram acabaram sendo apenas partes do filme, filmados com celular nos cinemas (ou melhor, de péssima qualidade). Com isso o filme já atingiu mais de 9,6 milhões de espectadores, com uma bilheteria de quase R$ 100 milhões. Hoje ele é o segundo filme brasileiro mais visto da história, perdendo apenas para Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976) que levou 10,6 milhões de espectadores aos cinemas.

Imagine o quanto a pirataria do primeiro filme Tropa de Elite reduziu seu faturamento. Com isso os produtores não são recompensados justamente pela produção de um filme que entrou para a história do cinema brasileiro.

Outras formas de se aumentar a formalidade da economia é através da tecnologia, como notas fiscais digitais. Alem de claro a redução da burocracia tributaria, simplificação os impostos, o que facilita a fiscalização.

Tudo bem que a média da informalidade econômica nos países da América Latina é de 30%, porem estamos longe dos países desenvolvidos, que possuem em média 10% de informalidade.

O Brasil precisa enfrentar a informalidade cada vez mais, pois assim impulsionaremos cada vez mais o crescimento econômico, para continuarmos nos destacando entre os países em desenvolvimento e as grandes economias mundiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário