segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Educação. Por Luiza Espina.




ENEM 2010 ou E NEM EM 2010?

Pelo segundo ano consecutivo, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é problemático. No ano de 2009, as provas foram furtadas da gráfica onde seriam impressas. O furto das provas levou Fernando Haddad, Ministro da Educação, a adiar a realização da prova de outubro para dezembro. Logo após este ocorrido, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou uma versão errada do gabarito das provas, porem acabou sendo retirada da internet na mesma noite e corrigida no dia seguinte. O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira que o furto das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em outubro abalou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelo exame.

Em novembro deste ano, foram realizadas as provas do ENEM 2010.Foram encontrados diversos erros no cabeçalho dos gabaritos e avistaram várias questões diferentes com a mesma numeração, alem de questões iguais, com numerações diferentes. a assessoria do Ministério da Educação confirmou ao G1 que havia cadernos de questões amarelos com problemas de impressão. Segundo o ministério, os fiscais foram orientados a trocar as provas que tinham erros. A assessoria do Ministério da Educação também já confirmou ao G1 que havia cadernos de questões amarelos com problemas de impressão. Segundo o ministério, os fiscais foram orientados a trocar as provas que tinham erros.

Soares Neto, presidente do Inep, informou que o Ministério da Educação deve abrir um espaço, no site, a partir da semana que vem, para que os alunos que se sentirem prejudicados possam abrir um requerimento. De acordo com ele, cada caso será analisado separadamente e pode haver uma "variação" na correção. "Quem preencheu invertido, o Inep vai corrigir de forma invertida", falou.E agora, confiar ou não confiar?

Para Soares Neto, a falha não compromete a credibilidade do exame e não há risco de cancelamento da prova. Além disso, o presidente do Inep garantiu que não haverá atraso na correção. O presidente do Inep disse que o problema será apurado internamente por meio de uma investigação administrativa. Ele conversou com responsáveis pela gráfica, mas reforçou que a prioridade era tranqüilizar os estudantes.

Os estudantes do Brasil inteiro fizeram passeatas e discordaram da decisão do Inep.Todos queriam uma nova prova, sem erros.Porém, na noite se quinta feira (18 de novembro), foi recusada a liminar que assegurava a todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se sentiram prejudicados pela prova amarela ou pela inversão dos cabeçalhos nos cartões de resposta a fazer uma nova prova se quisessem. O MEC prevê refazer a prova para cerca de dois mil prejudicados por erros no caderno de questões amarelo. O próprio ministério disse que irá convocar os estudantes que poderão fazer a nova prova de acordo com o levantamento dos nomes de quem teve problemas registrados nas atas dos fiscais que aplicaram a prova.

Nosso país está cada vez mais bagunçado!Pelo segundo ano consecutivo problemas com o ENEM acontecem. Incrível pois todos os políticos na hora do horário político, colocam a educação em primeiro lugar, mas nesses dois anos de ENEM problemático, podemos ver que eles não estão nem lembrando dos seus eleitores. Justiça aos estudantes do ENEM 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário