segunda-feira, 22 de novembro de 2010

EMPREENDEDORISMO. Por, João Batista Bezerra.



Semana passada foi a semana global do empreendedorismo e a Rede Globo focou nesse tema fazendo reportagens bastante interessante, através do RJTV e o Globo Comunidade, onde foram mostradas, durante toda semana, em reportagens especiais, pessoas que resolveram abrir sues próprios negócios, se tornando novos empreendedores.

Durante a semana varias atividades foram promovidas para estimular e orientar os novos empreendedores. Alem disso, especialistas da área como, por exemplo, o diretor superintendente do SEBRAE Sergio Malta e Sergio Guimarães da área de serviço de empreendedores falaram sobre a legalização e a abertura de um próprio negocio.

Segundo eles para abrir um negocio não é fácil, precisa, em primeiro lugar ter entusiasmo, alem de muita idéia, vontade de inovar e conhecimento, como por exemplo, mercado, condições de gestão, acesso a credito e etc. O empreendedor alem de abrir o negocio é preciso regulariza-lo, para não se tornar informal, pois hoje é um mau negocio viver na informalidade, e, para isso, ele deve procurar o programa empreendedor junto ao SEBRAE, que ajuda donos de pequenas empresas ou prestadores de serviços se tornarem empresas.

Segundo o jornal para regularizar ama empresa é preciso procurar a prefeitura – para saber se o tipo de estabelecimento pode ser mantido no endereço, depois é só entrar no portal do SEBRAE na internet e incluir os dados cadastrais como: numero de identidade, CPF e etc. e automaticamente será criado o CNPJ da empresa. O computador também vai emitir um documento de arrecadação simplificada – DAS, onde o valor de contribuição é equivalente a 11% do salário mínimo, e pequenas taxas que totalizam R$62,10. Depois de quitar a DAS basta o futuro empresário voltar à prefeitura e apresentar a guia paga, o CNPJ obtido e retirar o alvará.

Durante toda semana dezenas de milhares de pessoas participaram das palestras, conferencias, enfim das diversas atividades oferecidas, a fim de abrir ou regularizar seus negócios, pois com isso percebe-se que hoje virou um bom negocio formalizar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário