quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mudanças mais do que necessárias na Educação. Por, Bruno Mesquita.



Ao falarmos de Educação no Brasil, para oferecer um alivio as nossas mentes diante de inúmeras injustiças nessa área, citemos pessoas que fazem de tudo, criando e executando ações bastante positivas, com o propósito de melhorar o ensino nas escolas.

O tradicionalismo está dando lugar a novas ideias que contribuem com o desenvolvimento real dos alunos em termos de aprendizado. As novas ideias permitem que o professor esteja mais livre em sala de aula, não para incutir uma informação no cérebro do aluno sem o retorno de sucesso deste. Mas, livre para ajudar o aluno a raciocinar e construir algum conceito de forma que o entenda e o apreenda. Diante dessa importância de direcionamento do professor, com o intuito de tornar o aluno autor do próprio conhecimento, muitos profissionais fazem questão de pesquisar e criar métodos de ensino que atraiam o interesse do aluno em aprender de verdade.

Uma das matérias consideradas o “terror dos estudantes” sempre foi Física, por isso o professor do ensino básico Ernani Ferrara, formado em Engenharia Eletrônica, dinamizou as aulas de forma teatral, produzindo histórias que explicam a matéria com situações do dia a dia. O sucesso foi tanto que, agora, uma vez por semana, no colégio onde leciona, o professor Ferrara apresenta uma peça não só para os alunos, mas também para qualquer pessoa de fora que desejar assistir a “aula teatro”.

Outra inovação em sala de aula foi a concretizada pela professora de Química Lilaine Zub. Ela complementou as aulas do Ensino Médio sobre Química Orgânica com jogos didáticos que, quando bem utilizados, podem ser recursos eficientes no trabalho com os adolescentes. Ano passado, pela sua capacidade de melhorar os meios de educação, a professora ganhou o quarto Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação com a parceria de muitas organizações, que são em prol de ensinos de qualidade.

Ainda com todas as dificuldades encontradas em uma profissão tão importante como a de professor, existe a esperança de um ensino eficiente e significantes melhorias para que a Educação promova uma boa formação intelectual em crianças e adolescentes. O resultado disso será um futuro com pessoas capazes de dar continuidade, seja onde estiverem trabalhando, à criatividade, à força de vontade e à interação com aqueles que as cercam. Por causa de toda essa provável consequência na vida dos alunos é que os excelentes profissionais do magistério merecem ser valorizados, respeitados e recompensados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário