sábado, 20 de novembro de 2010

A Infância e a Educação. Por, Rafael de Sued Ramos.


O que você mais lembra da sua infância? Do futebol com os amigos da escola? Das datas festivas e aniversários? Das brincadeiras? Para muitos, a infância é a época mais feliz da vida. Certa vez, um amigo me disse “toda criança tem direito a brincar e ser feliz”. Porem eu acredito que mais importante é toda a criança ter direito a aprender. A infância é uma fase de aprendizado e descobertas, onde elas aprendem a ser gente. A como ser tornarem adultos felizes, porem produtivos e responsáveis.

Para isso o Brasil precisa focar na melhoria do ensino infantil e ensino fundamental. Pode não parecer tão importante, mas quanto mais investirmos em educação desde os primeiros anos, formaremos alunos mais inteligentes e produtivos, capazes de ir muito alem de onde estamos hoje. Formando um futuro mais digno, com maior bem estar e conhecimento do que temos hoje.

A taxa do analfabetismo no Brasil esta acima de 10%, maior que a maior parte dos países da América Latina, e longe do patamar dos países desenvolvidos, como Estados Unidos e países Europeus. Isso sem contar que em regiões com o Nordeste, este percentual quase dobra.

Com a evolução tecnológica, o desafio brasileiro é ainda maior. Temos o exemplo de países como a Coreia do Sul, que após longos anos de forte investimento da educação, hoje 80% dos estudantes fazem curso superior. Um índice melhor até que os países desenvolvidos. Esse investimento em educação, foi apontado como o principal fator que impulsionou o forte crescimento econômico e redução da pobreza na Coreia do Sul.

Uma pesquisa da Unesco que classifica o nível de desenvolvimento educacional de 128 países, colocou o Brasil na 88ª posição. Nível semelhante a países como Honduras (87ª), Equador (81ª) e Bolívia (79ª) que possuem economias bem mais fracas. Outros países latino-americanos como a Argentina (38ª), Uruguai (39ª) e Chile (51ª) tiveram resultados muito melhores.

Hoje o Brasil investe em educação 5% do PIB, bem abaixo da recomendação da Unicef, que é de 8%. Para a Coreia do Sul atingir seu nível educacional atual, foi investido o equivalente a 10% do PIB em educação, porem por diversos anos seguidos, pois não é um problema que se resolve de um dia para o outro. A Educação é um investimento a longo prazo, e provavelmente o mais importante dentre os principais investimentos de um país.

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