segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Educação. Por, Flávia Maria Pimentel Magalhães.




Educação é uma coisa muito importante na nossa vida e para a evolução de país ela é praticamente fundamental. Um direito que cabe a todos, segundo a Constituição Federal brasileira de 1988. Infelizmente não são todos os brasileiros que desfrutam desse direito.

No Brasil os índices da educação chegam a ser alarmantes, para um país do tamanho que é, e que carrega em sua constituição a educação como direito fundamental a todos. Cerca de 3.630.000 de crianças e adolescentes não freqüenta a escola. Uma recente pesquisa divulgada pela PNAD ( Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), mostra que a cada cinco brasileiro a partir dos 15 anos, 20,3 % do total da população, um é analfabeto funcional, pessoas que conseguem identificar minimamente as letras e números, ler pequenas frases, sentenças e textos curtos, porém não desenvolvem a capacidade de interpretação de textos e a de realizarem contas. Enquanto o número de brasileiros que não sabem ler nem escrever passa de 14 milhões.

A qualidade da nossa educação pública pode ser considerada baixa, ela alcançou o 85º lugar no ranking que mede esse fator, entre 191 países do mundo todo. Ficando atrás de Equador, Bolívia e Paraguai, países menos desenvolvidos do que o Brasil. Porém além de precária, ela não consegue alcançar a todos, tendo a região nordeste a mais afetada por esse problema.

Como vimos a educação no Brasil estar muito abaixo do que pretendia ser, e pelo desenvolvimento do país. Deve-se ainda evoluir e investir muito na educação brasileira, para termos um ensino de qualidade. Quem sabe no futuro não teremos uma educação de excelência que ajudará a termo um Brasil melhor, mais desenvolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário