quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Educação Brasileira de Baixa Qualidade. Por, Marcos Antonio Rodrigues da Cunha Junior.



Um país para se evoluir necessita de uma educação de qualidade como um dos principais pontos para poder começar na educação, cujo esse fato considerado meio que distante da nossa realidade brasileira. O um país não consegue progride com uma educação precária como a nossa, nem todas as pessoas tem acesso à, no mínimo, educação básica,onde deveriam ter. É de se perguntar, porém, o que os governadores, senadores, presidente, enfim... Ficam fazendo no senado. Onde o numero de analfabetos adultos por ano, vem crescendo cada vez mais uma vez que não será menor que meio o número de jovens brasileiros que chegam, anualmente, aos 18 anos, analfabetos.

Se entendermos a condição de analfabeto à do iletrado ou analfabeto funcional é aquele que desenha o nome e se declara alfabetizado, mas é incapaz de obter ou transmitir uma informação escrita. No Brasil, o número de brasileiros que ingressam anualmente na vida adulta sem saber ler e escrever geralmente a cultura do seu povo e do seu tempo por não estarem incorporados à civilização letrada e outros fatores como trabalharem mas cedo para sustentar suas famílias, isso ocasiona a dificuldade ao acesso a escola.

Embora o sistema educacional venha mostrando diversas distorções no Brasil hoje, a verdade é que a escola pública brasileira não cresceu onde devia, nem como devia. O que se obteve com esse crescimento meramente quantitativo foram umas escolas de mentira, incapaz até mesmo de cumprir a tarefa de alimentar a alfabetização da população. Nas últimas décadas em que o Brasil diz “progrediu” em tantos campos, só se viu mesmo crescer o número de analfabetos adultos.

Portanto podemos dizer que a evolução da educação no país requer a participação intensiva da sociedade e um plano de desenvolvimento para educação, que deve ser mais que um projeto que conhecemos onde favorece pouca parte de população, mas sim um projeto que favoreça todos os cidadãos que fazem parte da nação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário