sábado, 20 de novembro de 2010

Educação. Por, Loan Lima.


Ética

O que é ética?

O termo ética vem do grego (éthike) e tem origem em “ethos” (costumes, hábitos ou modo de vida). Refere-se a busca de uma “boa maneira de ser” e “conviver”, ou à “sabedoria da ação”. É a parte da Filosofia que coordena a existência prática com a representação do bem. Os estóicos partidários do Estoicismo, cuja máxima é: “o homem só pode ser feliz levando uma vida raciona, consciente, ou seja, controlando de forma implacável suas paixões.”, fizeram da Ética, não apenas uma parte mas a própria essência da Filosofia.

A Ética é o princípio de julgamento das práticas de um indivíduo ou de uma coletividade. Nada tem de moderno. Desde os pensadores clássicos (Hesíodo, Homero, Sócrates, Platão, Aristóteles...), as tragédias gregas, discussões sobre a justiça, a política, a virtude, a amizade, etc. eram as preferidas.

A palavra Ética embora erudita, está sob a mira das análises sócio-políticas e comerciais no mundo de hoje. Este “retorno” à ética dos direitos humanos, ética da convivência, ética da propaganda e do consumo, da política, da mídia em geral, dos negócios e da empresa, bioética e ética da preservação ambiental, entre outras.

Apesar das grandes transformações que o conceito sofreu, guarda em sai a idéia de um sistema de regras que ordena valores universais como: justiça, honestidade, lealdade, respeito e responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário