quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A Economia Brasileira. Por, Marcos Antonio Rodrigues da Cunha Junior



A economia no Brasil começa no século 15,quando a cana-de- açúcar é trazido pelos portugueses ,produto escolhido devido ao conhecimento que os portugueses possuíam, pois já plantavam na ilha da Madeira e também já estavam associados aos Holandeses, responsáveis pelos investimentos, pelo transporte, pelo refinamento e pela distribuição do produto na Europa. Logo depois no século 17, um produto veio a se interar a essa economia, o CAFÉ, onde foi o grande produto que impulsionou a economia brasileira, onde o grande motor da economia estava na grande capital em São Paulo. Como o Brasil detinha o controle sobre grande parte da oferta mundial desse produto, podia facilmente controlar os preços do café nos mercados internacionais, obtendo assim grandes lucros.

Logo depois tivemos grandes produtos também que influenciaram a economia brasileira como a borracha e a soja, porem chegando à industrialização do brasil. O Brasil depois sofreu um crescimento acelerado da indústria que gerou empregos e aumentou a renda de muitos trabalhadores. Houve, porém, ampliação da concentração de renda. O principal motivo era a defasagem dos salários mais baixos, exemplo, o salário mínimo.Depois em 1990 tivemos uma crise monetária ‘’Crise do Petróleo’’onde Brasil viveu um período prolongado de instabilidade monetária e de recessão, com altíssimos índices de inflação.

O Brasil nos dia de hoje possui uma economia forte e sólida. O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente nas áreas de minerais, agrícolas e manufaturados. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se, atualmente, em um bom momento de expansão. Portanto o Brasil é considerado um país emergente que possui uma economia aberta e inserida no processo de globalização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário