sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SERÁ A CHINA, A MAIOR ECONOMÍA DO MUNDO EM 2012? – POR, SOLON AMARAL.

.

Segundo o Conference Board, uma respeitada associação americana de pesquisa e análise de economias globais, a República da China ultrapassará os Estados Unidos como a maior economia do mundo até 2012. Isso em termos de poder aquisitivo, pois, tratando-se de poder de moeda, isso provavelmente acontecerá ainda antes.

De acordo com a mais recente pesquisa do Conference Board, a China em 2020 terá atingido uma produção que é aproximadamente metade do tamanho dos EUA, Supõe-se que em pouquíssimo tempo, mercadorias idênticas dos dois países terão valores incrivelmente diferentes, a balança pende é claro para que a produção Chinesa seja muito mais barata, isso põe o país em volume de produção anos-luz a frente do seu maior concorrente até agora.

A China cresceu 11,1% no primeiro semestre de 2010 sobre o mesmo período do ano passado. A expansão do país vem registrando uma média anual de mais de 9,5% desde que adotou reformas de mercado em 1978.

A China tomou o posto de segunda maior economia do mundo ultrapassando o Japão, graças ao resultado de três décadas de forte crescimento.

As projeções da Instituição Nova-iorquina mostram ainda que em 2020 a china terá domínio sobre 24% da produção mundial, enquanto que os EUA apenas15%. Sabemos que o planeta está passando por uma reestruturação econômica desde a última crise global, e estamos enxergando cada vez mais claramente as possíveis mudanças que um novo líder econômico poderá nos trazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário