sábado, 20 de novembro de 2010

Empreendedorismo: . Por Lília Vasní .



Sucesso profissional quem não deseja? Porém, esse sucesso muitas vezes não é apenas ocupar um bom cargo e ter um alto salário.

Muitas pessoas têm como sinônimo de sucesso profissional ser o seu próprio “chefe”, ”patrão” ser um empreendedor. Para isso é preciso também pensar se você nasceu para ser o “patrão” ou o empregado. Pois muitas pessoas acabam tendo a oportunidade de ter seu próprio negócio, mas quando batem as primeiras dificuldades para se montar o negócio e por medo deixam de lado seus ideais. O medo de perder dinheiro investido no negócio é muito grande e faz com que muita gente desista na hora de abrir a empresa. É claro que grande parte deste medo que as pessoas têm vem da falta de conhecimento do mercado, do negócio e do que elas precisam saber e fazer. O entusiasmo pode ser grande, mas no final o medo acaba se sobressaindo e apaga o brilho e a vontade de algumas pessoas.

O Brasil é considerado um dos países onde mais se empreende, mas ainda falta muito incentivo, principalmente por parte do governo para que as pessoas possam cada vez mais empreender. O perfil brasileiro é marcado por ousadia segundo especialistas e é essa ousadia que as pessoas precisam ter na hora de identificar caminhos e oportunidades. Para alcançar o tão sonhado sucesso é preciso identificar as oportunidades e tirar delas o máximo possível e em seguida usar da ousadia e o planejamento para realizá-las. O medo sempre estará presente, pois empreender também tem seus riscos.

Bom, se você pretende se tornar um empreendedor é preciso desenvolver algumas características, tais como:

Ø Identificar oportunidades: Todo empreendedor precisa desenvolver um olhar amplo, crítico e criativo, para analisar o ambiente e identificar oportunidades de mercado, sempre tendo como base as necessidades e desejos dos consumidores.

Ø Conhecimento: O conhecimento é o alicerce de qualquer empreendimento, não se pode abrir um negócio sem conhecer o mercado, o produto, os consumidores e as demais variáveis envolvidas.

Ø Liderança : Para ter sucesso como empreendedor é necessário saber liderar equipes rumo ao objetivo pré-estabelecido.

Ø Comprometimento: Vestir a camisa do negócio, empenhar-se, estar disposto a realizar esforços extraordinários, inclusive pessoais para cumprir o trabalho assumido, sendo comprometido com seus ideais, seu negócio e a satisfação de seus clientes.

Ø Persistência: Superar adversidades, enfrentar desafios, persistindo e batalhando para alcançar os objetivos estabelecidos, mas sem confundir persistência com teimosia.

Ø Planejamento e Monitoramento: Boa parte dos empreendedores diz ter todo seu planejamento na cabeça, mas só isso não basta um bom planejamento deve ser escrito, avaliado, acompanhando com prazos e metas bem definidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário