sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Educação. Por, Thayana Nascimento

Uma grande escola começa com um grande educador.

Muitos grandes educadores são maus gestores ou administradores. O bom gestor é indispensável para dinamizar a instituição de ensino, para buscar caminhos, para motivar os envolvidos no processo educacional. Um bom gestor pode mudar a escola. Uma orientada para a motivação e metas claras compartilhadas com professores, pais e jovens alunos é onde deve tudo começar.

Devido às péssimas condições de trabalho, o que vemos, no nosso país especialmente na periferia e subúrbio das grandes metrópoles, é uma forte rotatividade de diretores e educadores, além de um grande excesso de faltas; São diretores que não ficam sequer um ano à frente de uma escola. Não se premia quem se destaca através do esforço, tampouco se pune quem demonstra desempenho fraco e, para completar, o envolvimento dos pais é ínfimo e o currículo, pouco atraente.

O trabalho do gestor deve ser de motivar educadores, colaboradores e alunos, valorizando-os e depois desenhando um plano de ação focando no que é prioridade.

O gestor deve fazer da instituição de ensino, o lugar que prepara o professores para um ambiente pedagógico focado na aprendizagem ativa, criativa e experimentadora. Com mestres menos falantes, mais orientadores, sem dar o peixe, mas ensinando a pescar; com menos aulas teóricas e mais pesquisas e atividades, experimentação, projetos; com professores que desenvolvem situações inteligentes, desafios, lógicos e jogos.

Dessa maneira, é possível criar um ambiente ideal para o aprendizado e formação de futuros adultos, mais humanos e mais profissionais. Garantindo o futuro das próximas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário