segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Telecomunicações. Por, Lívia Diniz Mendes.


Durante o século XX, pudemos assistir o avanço das inovações tecnológicas que contribuíram para a evolução das telecomunicações. A mais importante delas foi o satélite de telecomunicações, que facilitaram as transmissões televisivas e abriram caminho para uma nova era na comunicação telefônica e proporcionaram a revolução no mercado da telefonia celular.

Há pouco mais de 10 anos, para nós brasileiros era pouco comum a telefonia móvel pois os aparelhos e o custo da linha eram muito caros para p padrão brasileiro, porém assim como aconteceu com a telefonia fixa ficaram mais baratos e acessíveis graças a medidas tomadas pelo governo da época como a privatização das redes de telefonia possibilitando o surgimento de novas companhias fazendo surgir a concorrência.

Sabemos que hoje no Brasil a venda de celulares bate recordes a cada ano, e talvez seja mais provável em algumas casas encontrarmos um telefone móvel e não encontrarmos um telefone fixo, e até o governo federal planeja lançar uma espécie de Bolsa Celular.

Os fabricantes por sua vez, estimulam este mercado promissor modificando periodicamente os modelos, os tamanhos, as funções e aplicativos. A fim de atender as novas demandas por informações on line dos consumidores, aproveitando-se da evolução das tecnologias de transmissão de dados foram lançados os Smartphones que utilizam conexões 3G e Wi-Fi para o acesso a internet e sincronização de dados.

A expansão destas novas tecnologias emergentes, contribuíram para o surgimento de novos mercados para as operadoras de serviços e fabricantes de acessórios e equipamentos telefônicos de tal forma tanto que hoje em dia o ramo das telecomunicações é uma das áreas do mercado de trabalho mais promissoras e mais bem remuneradas.

Hoje em dia, esperamos pela chegada da nova geração de aparelhos a fim de cumprir o seu papel revolucionário que esperamos que seja de união e integração, bem como continue atendendo as expectativas de ser um facilitador.

Então, que venha a evolução e que ela traga todos os benefícios anunciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário