sábado, 20 de novembro de 2010

ECONOMIA : PORQUÊ O DÓLAR NÃO PODE DESVALORIZAR?. Por, Priscila Miranda de Freitas.



A moeda de câmbio no comércio mundial é o Dólar, todas as economias dos países precisam ter reservas desta moeda para suas transações comerciais internacionais.

No Brasil, o Real, moeda do país, está muito valorizado frente à moeda estrangeira, o Dólar. Situação que está deixando a Economia Brasileira com o aumento das importações e redução nas exportações de produtos nacionais, criando assim um déficit na Balança Comercial do país.

Mesmo com o crescimento do consumo, existe a preocupação de reter a queda do Dólar, pois as empresas brasileiras, seus produtos, estão perdendo mercado para os produtos internacionais e consequentemente os postos de trabalho na indústria também são afetados, gerando assim, o desemprego.

Desta forma, o Conselho Monetário Nacional (CMN), que é composto também pelo Ministério da Fazenda, busca alternativas, como o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para reduzir a quantidade de Dólares no mercado interno do Brasil.

Sendo assim, com a menor oferta de Dólar dentro do mercado nacional, o preço do mesmo cai em menor intensidade, evitando assim a desvalorização da moeda estrangeira, e consequentemente, preserva e evita maiores prejuízos à Economia Brasileira.

____________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário