quinta-feira, 25 de novembro de 2010

TECNOLOGIA. Por, Silvia Madureira.





Robert Adler, 86 anos, inventou o 1º. controle remoto .

No século vinte e vinte e hum as descobertas da tecnologia tem sido uma das grandes vedetes, da sociedade pós-moderna, particularmente nos 15 últimos anos com a evolução da tecnologia sem fio que possibilitou a comunicação móvel, através da telefonia celular e outros aparelhos. Agora mais recentemente a fabricação e o lançamento dos smart phones e a criação dos Ipads e Kindles, Esses equipamentos se somam aos já existentes, aos poucos substituindo o desk top, e talvez em breve os laptop, viveremos a era dos Ipads e Iphones, o que mais a modernidade está por lançar. Impossível pensar hoje o cotidiano sem esses aparelhos. Porém uma das descobertas consideradas mais revolucionárias, neste no século XX, e que revolucionou o cotidiano das pessoas, foi o controle remoto.

Poucos se dão conta hoje de quem criou esse aparelho, talvez hoje em função da globalização ele tivesse recebido o tratamento similar a Steve Jobs, fundador da Apple, tal o impacto e mudanças de costume que um aparelho pode criar . O criador do controle remoto se chamava Robert Adler . O primeiro controle remoto desenvolvido pela empresa americana Zenith, era conectado a TV, por meio de um cabo, mas segundo pesquisas o público não gostou do produto. As pesquisas identificaram que as pessoas reclamavam que tropeçavam no cabo e que ele não era esteticamente bonito para ficar exposto na sala .

Em 1955, ele teve a idéia de usar som de alta freqüência para transmitir comandos de um aparelho sem fio para a TV. Após vários meses de pesquisa, foi criado o primeiro controle remoto da história. O primeiro protótipo foi chamado de “Space Command”, o aparelho não usava baterias e serviu de modelo para todos os controles remotos vendidos no mundo até o início dos anos 80. Com a evolução da tecnologia os aparelhos convencionais foram substituídos por raios infravermelhos, considerados mais simples e baratos.

Foi perguntado ao pesquisador Adler, o que motivou ele a criar um aparelho como o controle remoto, permitir que as pessoas evitassem comerciais ou simplesmente a facilitar a mudança de canais?

Segundo ele, a criação de um aparelho com essas características, era uma questão de lógica, As pessoas deveriam ter liberdade de assistir TV, sem necessidade de se levantar para mudar os canais ou aumentar ou diminuir o volume. Parece uma lógica simples, porém o controle remoto, deu ao consumidor a possibilidade de autonomia para escolher o que gostaria de assistir, a mudança tecnológica trouxe também uma mudança do comportamento da sociedade em relação as escolhas dos tipos de programa que gostaria de assistir, estimulando as grandes redes de TV a criarem uma programação mais direcionada e atraente . O mesmo aconteceu com os anunciantes que tiverem que criar anúncios bons o suficiente e cativante para que o telespectador não trocasse de canal. Hoje em dia, as facilidades criadas pelo conforto que a tecnologia proporciona também estimularam o sedentarismo das pessoas, que criaram hábitos não muito saudáveis de ficarem em casa assistindo televisão e navegando na internet. Agora neste século temos um novo desafio, apesar das facilidades tecnológicas, estimularem as pessoas á saírem de casa e se exercitar e ter um estilo de vida mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário