segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Empreendedorismo. Por Luiza Espina.



Empreendedorismo: Venture Capital e Angel Investment.

Tanto o venture capital (capital de risco) como o angel investment (investimento de pessoas física em negócios iniciantes) estão se tornando uma realidade em nosso país. Cada vez mais investidores buscam conhecer o caminho das pedras para investir em empresas privadas, com o objetivo de conseguir uma boa rentabilidade.

Não é por acaso que isso tem ocorrido. Um exemplo é o crescente interesse pelo investimento em ações de empresas de capital aberto (na Bovespa), devido principalmente à estabilidade econômica do país e à diminuição da taxa básica de juros. Mas ainda é do conhecimento de poucos as alternativas discutidas no evento.

Tendo reservas aplicadas em poupança, renda fixa e imóveis pode diversificar ainda mais suas “aplicações” tornando-se um investidor “anjo”. A diferença é que você se tornará um sócio investidor (com algumas diferenças do tradicional sócio capitalista) de uma ou várias empresas, que ao crescerem poderão lhe proporcionar um bom retorno sobre o investimento. É claro que há riscos envolvidos, já que os negócios encontram-se em estágio inicial, mas cada vez mais profissionais experientes estão estruturando empresas com gestão qualificada desde o momento inicial para aumentar suas chances de sucesso.

Então, se você pensa em empreender, mas ainda não tem tempo para se dedicar ao negócio próprio ou não está confortável em largar o seu emprego para se dedicar à própria empresa, pense em se tornar um investidor anjo de negócios inovadores. Pode ser uma boa alternativa para ser investidor-empreendedor e ainda ganhar um bom dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário