quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Educação. Por, Silvia Madureira.


Recentemente um dos jornais mais lidos no Rio de Janeiro, publicou uma matéria sobre a qualidade da educação, no Estado e abriu a matéria com a seguinte frase: “O dinheiro que jorra dos poços e cai nos cofres das 12 cidades fluminenses com maior receita dos royalties do petróleo , não foi suficiente para ajudá-las no investimento em Educação. Quase todas tiveram notas baixas no IDEB , divulgado semana passada pelo MEC. Apenas Rio das Ostras ficou acima da média estadual nos dois ciclos do Ensino Fundamental. Em contrapartida, as 12 cidades com menos recursos do setor petroleiro deram aula de qualidade no Ensino Básico, superando as metas. Já no Ensino Médio, o estado todo teve desempenho pífio”

A partir dessa afirmação fica no ar uma pergunta, QUAL É O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL? Em época de eleição os políticos alegam falta de recursos ou falta de atenção do antecessor na gestão da pasta, outros alegam falta de recursos humanos, mas afinal o que realmente acontece que o País do futuro, e agora emergente e pertencente ao grupo do BRIC’s, que não consegue equacionar essa questão?

Assim como todos sabem a educação é fundamental na formação de nossas crianças onde somente através de educação é que os nossos jovens terão a oportunidade de futuramente se tornar exímios cidadãos brasileiros com ótimas oportunidades, para si e suas famílias. Segundo estudos a escolaridade tem sido um bem almejado hoje pelas classes C e D, em seus projetos de vida, apesar do acesso ao crédito escolar no Brasil, ainda ser muito caro ( apesar dos subsídios dados pelos bancos públicos).

E neste quesito o Brasil deixa muito a desejar já que a grande maioria dos nossos jovens e crianças não tem acesso a educação de qualidade onde o problema é tão grave que serve de tema de redação para os diversos processos seletivos brasileiros.

Esses temas não são somente aplicados em ( antigos) vestibulares e também em vários exames, e a maior parte desses temas são aplicados para que todos possam expressar ( democraticamente ?) as suas idéias e seus conhecimentos para que assim cada um pode dizer o que realmente acha da educação e da maneira como ela é aplicada em nosso país. Acredito que caso qualquer uma dessas redações fossem de fato levadas á sério, talvez já tivéssemos encontrado a solução para o problema.

Essa afirmação não desqualifica as inúmeras propostas acadêmicas, já propostas ao longo dos anos, por diversos estudiosos para o tema.

E desta forma cada um pode expressar o seu ponto de vista em relação a este assunto no qual é muito discutido e pouco se faz, e quem sabe por meio destes textos as autoridades não podem tomar algumas das providencias para que assim o esquema da educação em nosso país possa melhorar em alguma coisa ou quem sabe sofrer uma leve melhoria? Saindo assim dessa cantinela repetitiva que ouvimos tanto no dia-a-dia ?

No entanto o que todos nós esperamos é uma qualidade a mais na educação das crianças já que as mesmas são o futuro do nosso país, e por isso todos devem receber uma qualidade a mais de ensino no qual devem ser contratados professores realmente capacitados no qual estão dispostos a ensinar e tirar todas as duvidas dos alunos. Não podemos esquecer que os professores tem sido historicamente no Brasil, desvalorizados, com pouco investimento no desenvolvimento e capacitação dos mesmos, e não podendo esquecer-se dos baixíssimos salários pagos.

Recentemente tem sido divulgado que o número de alunos matriculados nas escolas públicas, aumentou, dando a entender que um maior número de crianças tem acesso a escolas, infelizmente, a realidade é que muitos desses alunos são ainda analfabetos. Essa realidade pode ser constada através do trabalho desenvolvido pelo Instituto Ayrton Sena, que tem como uma de suas propostas dar suporte as escolas para os alunos com dificuldades ou atraso no aprendizado.

Somente desta forma os alunos poderão ter um futuro melhor no qual acabam pagando gosto pelo estudo no qual se dedicam a cada dia mais para que no futuro possa ser alguém e ter uma profissão boa ou até mesmo aquela que já faz parte do seu projeto de vida.

Acredito na proposta de outro modelo de educação, não podemos esquecer-nos das propostas de Darcy Ribeiro, CIEPS e Paulo Freire. Ou seja, boas propostas não faltam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário