sexta-feira, 26 de novembro de 2010

NOVOS COMBUSTIVEIS. POR , SOLON AMARAL.

Duas razões fizeram com que o mundo se preocupasse em encontrar novas alternativas de combustíveis para o planeta, a escassez dos nossos tradicionais combustíveis fosseis e é claro a pressão sofrida pelas grandes potencias quanto a diminuição das emissões de CO2 e conseqüentemente da poluição.

A principal fonte de energia para gerar eletricidade usada na Terra é o carvão e a energia nuclear responde por 16% do total. Para o setor de transportes, o petróleo reina absoluto. Mas e se tivéssemos outros combustíveis substitutos para essas fontes?

O tório é um elemento que quando combinado com urânio ou plutônio torna-se uma fonte segura e politicamente mais estável do que o urânio usado na maior parte das usinas nucleares do mundo hoje. Como a produção de energia a partir de combustível nucelar é livre de carbono, ela é uma boa opção para gerar energia barata para o país. Os dois maiores problemas com a energia nuclear são os riscos de acidentes e o lixo atômico. Outra vantagem do Tório é que ele é mais abundante na terra do que o urânio.

O segundo substituto da nossa lista é o hidratado de metano, ele está contido em reservas naturais que reúnam as seguintes condições: frio, alta pressão, e presença de água e metano. Isso ocorre em 23% da superfície do planeta, principalmente na zonas polares e no fundo dos oceanos.


Estima-se que as reservas totais representam o dobro de todos os combustíveis fósseis da Terra. Na prática, esse combustível poderia ser aproveitado como o gás natural, o combustível fóssil com menor teor de carbono que existe. A forma de extração e o tipo de combustível é de grande interesse da indústria petrolífera e poderá passar a ser pauta de muita discussão nos governos do todo o globo. Esperamos ansiosos para que o resultado de todas essas pesquisas e descobertas traga enormes benefícios a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário