segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Empreendedorismo. Por, Flávia Maria Pimentel Magalhães.




O empreendedorismo é algo muito importante nos dias de hoje. Encontrar um bom profissional é fácil, estes estão em todos os lugares. Mas ser bom já não é o bastante. As empresas buscam empreendedores experientes, mas ainda assim jovens. Modernos, criativos e extremamente competentes, com uma qualidade que os põe um nível acima dos outros: talento

Visando despertar esse talento cada vez mais cedo nos jovens, vários projetos foram criados com o objetivo de encontrar este tipo de empreendedores que eles tanto procuram. São exemplos o projeto “Mini-empresa”, da Junior Achievement e o “Desafio Sebrae”

O projeto “Mini-empresa” é voltado para estudantes de ensino médio. Cada escola monta uma mini-empresa, gerada exclusivamente por alunos, que são divididos hierarquicamente dentro de suas áreas de atuação preferidas. Estes “mini-empreendedores” criam um produto e começam a vendê-lo. Cada mini-empresa é orientada por alguns voluntários da Junior Achievement, que já são profissionais de grandes empresas. Ao final do projeto há uma cerimônia de premiação, cujos prêmios são, por exemplo, melhor “achiever”, melhor produto, maior rentabilidade, etc..

Já o “Desafio Sebrae” é um jogo para universitários. Cada grupo de estudantes é responsável por gerir uma empresa, cujo produto é igual para todos e escolhido pela organização. O processo é totalmente virtual, jogado por computador, onde os participantes traçam metas para um trimestre e mandam suas escolhas ao simulador que analisa o desempenho das empresas virtuais.

Pode se dizer que esses projetos são um sucesso, pois simulam com criatividade e acima de tudo fidelidade a vida empresarial, e atingem seu objetivo com perfeição. Direcionam novos talentos para o caminho certo, os levando ao empreendedorismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário