quarta-feira, 17 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO. Por, Rodrigo Carlos Pinto.



Como todo fim de ano, começou a maratona das provas de vestibular. Os alunos se preparam o ano todo, em alguns casos, alguns anos. A pressão sobre o jovem é grande, ainda mais sobre aqueles que não sabem que profissões querem seguir, mas precisam decidir como quem escolhe que filme vai pegar na locadora, ou no caso do jovem que não tem recursos financeiros para pagar uma faculdade particular e vê no vestibular a chance buscar um futuro melhor do que lhe foi apresentado até o momento.

Nos últimos anos o ENEM se modificou, buscando um formato de prova mais moderno, com questões que fazem parte da rotina dos convidados e que tenham menos decorebas. O formato vem evoluído e com a parceria do estado com cada vez mais faculdades, faz do ENEM uma das provas mais importantes do vestibular.

Quem faz uma boa prova do ENEM, abre portas em diversas universidades, de acordo com a classificação do candidato.

Em contrapartida, é a prova que mais enfrenta problemas no vestibular, pois além das tentativas de fraude, acabam esbarrando na incompetência do MEC e do INEP, que ano após ano cometem falhas absurdas, como erros ocorridos no cabeçalho de algumas provas.

A pequena falha atrapalhou pelo menos 21 mil alunos e apesar disso o presidente Lula diz que a prova foi um sucesso e todos do governo, inclusive o Ministro da Educação, Fernando Haddad, são contra a anulação da prova, e defendem a marcação de uma nova data para que os alunos prejudicados façam a prova.

O que dirão os alunos que não tiveram problema na primeira prova, mas que vão se sentir prejudicado se na opinião dessas pessoas, a segunda prova foi mais fácil.

Ano passado, o maior problema foi de fraude, pois a prova foi roubada de uma gráfica, fazendo para diversos alunos. Diante de tantos problemas, onde fica a credibilidade do ENEM? Será que as universidades vão querer continuar fazendo parte de um processo tão problemático, quando elas podem realizar as provas com muito mais eficiência no processo, principalmente por não se tratar de um volume menor de alunos, já que o ENEM tem abrangência nacional.

O Ministro da Educação não parece muito preocupado com a reputação da prova, pois deu entrevista dizendo que tivemos problemas em todas as edições no ENEM, tendo os mis variados problemas e que esses não seriam nem o mais grave e nem o menos grave e que o problema seria solucionado sem a necessidade de anular a prova. Pergunto-me se o ministro da Educação não percebe que ele mesmo diz que tivemos problemas em todas as edições da prova, sendo algumas mais graves. Eles diz isso sem a menor vergonha de ser incapaz de executar um vestibular sem falhar graves. A preocupação é dizer que está tudo bem e é tudo normal.

Como será que fica o aluno do inicio do texto, que passou o ano todo ou mais estudando, e que na hora de decidir seu futuro, é tratado com o descaso que é de costume e que na hora de consertar o problema, ninguém o leva em consideração. Esperamos que o governo resolva os problemas e que possamos ter um processo de vestibular tão eficiente como tivemos o processo eleitoral, que é um dos melhores do mundo, apesar da necessidade de uma reforma política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário