sábado, 20 de novembro de 2010

Telecomunicação.. Por, Loan Cordeiro Dos Santos Lima.


Redes Wi-Fi

O conceito

Existem diversos tipos de padrões ou tecnologias utilizadas na instalação de sistemas de rede sem fio. Wi-Fi e Bluetooth você provavelmente conhece, pois é, em geral, o padrão utilizado para transmissão e recepção sem fio nos celulares. Se você vai comprar um celular que lhe disponibiliza um sistema Bluetooth de comunicação, com certeza será um celular com um preço um pouco acima do mercado. Wi-Fi talvez seja o padrão mais utilizado entre os tipos de tecnologias utilizadas para comunicação em rede sem fio entre computadores.

Wi-Fi significa wireless fidelity (fidelidade sem fio). É uma marca registrada pertence à Wireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA). Este tipo de tecnologia, como a maioria das tecnologias sem fio, opera através da comunicação via sinal de rádio entre os dispositivos de uma rede. A comparação mais íntima que pode ser feita é com o telefone sem fio a 2.4 GHz. A tecnologia usada é quase idêntica. Um computador ou laptop podem ser movidos em qualquer lugar dentro do alcance da rede sem a interrupção de serviço de rede. O principal atrativo deste tipo de tecnologia é que ele opera em faixas de freqüências que não necessitam de licença para instalação ou operação. Você só precisará de uma autorização para utilizar este tipo de tecnologia no Brasil, se for utilizar para fins comercias. Neste caso, o órgão autorizado a emitir essa licença é a agência Nacional de telecomunicação (ANATEL). Uma rede Wi-Fi também tem uma área limite de operação. Os transmissores da sua rede Wi-Fi têm um limite de alcance do sinal. Da mesma maneira que em uma rede estruturada por cabos, em uma rede Wi-Fi, para que seja possível a comunicação entre os computadores da rede ou acesso a internet, é preciso que os computadores e dispositivos pertencentes a esta rede estejam todos, sem exceção, dentro do raio da ação desta rede. Existem diversos locais públicos a partir dos quais é possível acessar a internet através de um sistema Wi-Fi. A área central da região de alcance da rede Wi-Fi é chamado de hotspot. Se você possui um laptop com tecnologia de conexão Wi-Fi, por exemplo, e esta caminhando em um aeroporto, onde existe determinados hotspots para acesso á internet, só conseguirá conectar quando entrar na área de alcance de um deste hotsposts. O mesmo pode acontecer em sua casa, se o alcance de sua casa de sua rede Wi-Fi for pequeno. Existem

hotspots públicos gratuitos, mas também existem os que cobram pelo serviço. Os computadores portáveis atuais já vêm prontos para acessar um sistema de rede sem fio, mas se não for o seu caso ainda é possível recorrer à instalação de placas e cartões desenvolvidos especialmente para tal sistema. Um bom exemplo disso é a placa PCMCIA para notebook. Qualquer tipo de operação com computadores sempre dependerá do perfil de hardware da máquina e da capacidade dos componentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário