quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Empreendedorismo.. Por, Yuri Yallouz Magalhaes.


O termo empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1952 como sendo uma pessoa com extrema criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Após, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1971 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa ser ousada e arriscar em algum negócio.
As definições mais aceitas nos dias de hoje é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hirsch, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferenciado e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos psicológicos, financeiros e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

A satisfação econômica é fruto de um objetivo alcançado (um novo produto ou empresa, por exemplo) e não um fim em si mesma.

Uma coisa que ouvimos bastante é que é impossível empreender no Brasil. Lógico que não é fácil, mas também não é impossível!

Nem no Brasil nem em qualquer outro lugar do mundo vai existir um ambiente mágico em que uma boa idéia se transforme em dinheiro do dia pra noite. Por isso, a melhor coisa a fazer é conhecer a realidade brasileira, aproveitar as oportunidades existentes e mãos à obra!

Ao invés de ser pessimista e ficar só reclamando do ambiente em que se encontra e questionar sobre isso ou aquilo, é muito melhor fazer o possível para melhorar a realidade. Acredite e confie, fazer o possível pode te levar muito além do que se imagina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário