quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Empreendedorismo. Por, Rodrigo Carlos Pinto.





O empreendedor é o indivíduo que de forma inovadora se dedica as atividades da organização, administração e execução, transformando conhecimento e bens em novos produtos ou serviços.

Com o surgimento da internet, surgiu uma nova onda de oportunidades para os empreendedores, já que o conhecimento do comércio eletrônico e as diversas ferramentas disponíveis na internet ainda não foram totalmente difundidos entre as grandes empresas. A internet é um grande atrativo aos novos empreendedores, pois com pequenos investimentos é possível montar um comercio eletrônico com abrangência nacional e até mesmo internacional.

De encontro a isso, temos a chamada geração Y, nome dado aos jovens que estão no mercado de trabalho hoje, buscando rápido crescimento nas empresas, sempre conectado as novas tecnologias, acostumados a executarem diversas atividades ao mesmo tempo, como trabalhar enquanto escuta musica e conversa no MSN. Alguns desses jovens ocupam espaço de destaque nas empresas e muitos empreendedores surgiram dessa geração, principalmente na área de e-commerce.

Hoje as maiores universidades do país oferecem curso de empreendedorismo, voltado para profissionais que querem desenvolver seu lado empreendedor, desenvolvendo habilidades e características positivas, buscando abrir sua própria empresa, tendo sucesso como empresário. Para alguns, essas características são naturais, desenvolvidas pelo profissional ao longo da vida, mas não bata ter um talento empreendedor para dar certo, a maioria dos exemplos de grandes empreendedores mostra que para ter sucesso, é preciso muito trabalho e dedicação.

Uma ótima idéia na mão de um péssimo empreendedor tem menos chance de dar certo, do que uma péssima idéia na mão de um grande empreendedor.

Muitas vezes o empreendedor tem uma grande idéia, sem usar recursos tecnológicos ou algum conhecimento técnico especial, ele simplesmente vê o que está na frente de todos, mas ninguém viu, ou se deu ao trabalho de descobrir o que fazer com aquilo ou como fazer. Qual a novidade de abrir um restaurante de comida Tailandesa? Todo mundo conhece a Tailândia, mas daí a fazer com que isso seja atraente em uns pais completamente diferente. Um dia alguém abre um restaurante de comidas redondas, e se feito por um bom empreendedor, dará certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário