segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Empreendedorismo. Por, Marcela Santana.



Alguns anos atrás, a economia norte- americana era o único pólo do movimento empreendedor. Mas isso mudou. Nos últimos anos, uma onda de empreendedorismo invadiu o mundo . E no Brasil não foi diferente.De acordo com uma reportagem de um revista chamada Endeavor de Novembro de 2010 edição especial , o pais possui mais de 19 milhões de empreendedores e 5,8 milhões de micro e pequenas empresas.Esses e outros números ajudam a compor um painel sobre o empreendedorismo no pais.

Porem tem um fator muito negativo, do mesmo jeito que pequenas e medias empresas abrem no Brasil, muitas delas também não sobrevivem por muito tempo no mercado e um dos motivos para que essas empresas não sobrevivam no mercado é a ma administração. Alguns brasileiros acham que qualquer pessoa pode abrir e administrar uma empresa, e não é bem assim que funciona. De acordo com uma pesquisa feita pela SEBRAE, 56% dessas empresas fecham as portas até o terceiro ano de vida. E um dos principais motivos destaca-se a falta de preparação do empreendedor para administrar com eficiência a sua organização, além da falta de conhecimento do dono da empresa.

Creio que não existe um perfil certo para o empreendedor, qualquer pessoa pode ser um bom empreendedor de sucesso. Algumas vezes, empreendedores são oportunistas e em outras eles são forçados acidentalmente porque perderam o emprego. Introvertidos, extrovertidos , isso não importa muito. Pessoas com qualquer tipo de personalidade pode ser empreendedoras. Mas um fator que todos devem ter em comum é a ambição, iniciativa,bom senso e principalmente a inteligência na hora de tomar uma decisão.E umas das características mas importantes e a criatividade e o poder de inovação.

Muitas pessoas acham que empreendedor e a mesma coisa que administrador, existe diferenças bem significativas como, por exemplo: O administrador esta, mas relacionado a processos gerenciais, e na hora de tomar alguma decisão pensa também nos ricos e nas conseqüências negativas que podem ocorrer com a sua atitude.

Então, todo administrador precisa ser empreendedor, mas por outro lado nem todo empreendedor é um administrador. Para ficar mais claro, um exemplo de administrador: Eike Batista. E um exemplo de empreendedor: O apresentador Luciano Huck .

Para que não sabe todo ano ocorre a Semana Global do Empreendedorismo em vários países , inclusive no Brasil que esta programado para acontecer este ano entre 15 e 21 de novembro . Essa feira tem como principal objetivo moldar a próxima geração de empreendedores, incentivando nos jovens a valorizar as nossas idéias e coloca- las em pratica que é o principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário