domingo, 14 de novembro de 2010

Empreendedorismo. Por Francisco Fabrício Rocha


Empreendedorismo – Franquias

Franquia é definida como uma espécie ou modalidade de negócio mercantil/comercial, que envolve a revenda ou distribuição de produtos ou serviços de uma determinada empresa, mediante acerto contratual pré-estabelecido, entre a empresa e o futuro franqueado. O sistema de franquia é um método de expansão e crescimento das empresas e é utilizada por aquelas que detêm know how, uma marca reconhecida, uma marca forte no mercado e histórico de grande sucesso em vendas de um certo serviço ou produto. Uma franquia, por sua vez, envolve: transferência de marca, consultoria operacional, repasse de tecnologia bem como concessão de produtos e serviços.

Para Marcos Hashimoto, professor e consultor especializado em Empreendedorismo, é importante ressaltar que a expansão de um negócio por meio de franquias não é empreendedorismo, mas a abertura de uma franquia é empreendedorismo, ao mesmo tempo, o franqueador é empreendedor, mas o franqueado não. O que ele quis dizer com isso? Vamos por partes. O franqueador é o dono do negócio original, que detém direitos sobre a marca, produto ou processo. Diante de um negócio bem sucedido, este empreendedor resolve crescer e, dentre as várias estratégias de crescimento, ele resolve franquear o seu negócio, permitindo que outras pessoas possam replicar unidades do seu negócio em outras localidades, sob regras e condições pré-estabelecidas e compartilhando os resultados. Já o franqueado é aquele sujeito que quer abrir um negócio próprio e escolhe uma franquia para reduzir os riscos da incerteza e inexperiência. O franqueado quer aproveitar um modelo bem sucedido, uma marca conhecida, um processo já estruturado ou qualquer outra vantagem que uma rede de franquias proporciona.

Para uma pessoa ser considerada empreendedora, é preciso que cumpra com três condições: Tenha alguma inovação, assuma algum grau de risco ou exerça alguma forma de autonomia nas suas ações. Isto dito, o franqueador é um empreendedor, pois ele assume tudo isso quando resolve adotar este modelo de negócio para crescer. Já no caso do franqueado, vejamos: Se ele quer começar com uma franquia, um dos grandes motivos é reduzir o grau de incerteza que cerca novos empreendimentos. Além do mais, o franqueado é mais avesso ao risco do que o empreendedor, tem sua autonomia reduzida e adota um modelo padronizado, ou seja, há pouco espaço para criar e inovar. Assim, a comparação entre estes dois indivíduos fica clara.

Enfim, sendo empreendedor ou não, uma franquia é uma boa opção para quem quer iniciar um negócio, com um capital, por vezes, limitado e com uma garantia maior de sucesso. Como o SEBRAE coloca: Franquia faz pequena empresa “pensar grande”.


Fonte: www.sobreadministracao.com

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