sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tecnologia. Por,K A E L L I N K A S T R O.


MAIS UMA FORMA DE MANIPULAR GRANDES MASSAS.

O mundo mudou muito graças a tecnologia. Isso é bom ou ruim? Será que a tecnologia veio para o bem ou é só mais uma forma de desviar as pessoas rumo a um mundo solitário, um mundo virtual onde elas são seu próprio mundo? Ou se é só mesmo mais uma forma de manipular grandes massas?

Esses questionamentos podem até parecer exagerados ou absurdos se olharmos com os olhos de quem se vislumbra com a melhoria e a facilidade com que as coisas acontecem ou como os processos se tornaram mais fáceis e rápidos, mas, se olharmos ao nosso redor, na poltrona do ônibus ou na carteira ao lado na sala de aula veremos sinais de que as pessoas estão ficando cada vez mais isoladas num mundo que não é real e se “fechando no seu próprio egoísmo”. A pessoa sentada ao seu lado no ônibus está ouvindo música no seu Ipod, Iphone ou qualquer um desses “I’s” e a sua maior preocupação é ter mais gigas de memória para armazenamento de mais música ou qualquer outro tipo de arquivo, pouco vê o que acontece em volta, não há mais interação entre os passageiros; na sala de aula tem aluno conversando no chat de qualquer rede social em vez de ouvir o que o professor está dizendo por que depois é só usar o Google que muito do que se falou na aula estará lá ou em qualquer biblioteca virtual. É bem verdade que se não fosse a tecnologia ainda teríamos que ficar rodando manivelas para assistir TV ou para ouvir música em vitrolas ou ainda andaríamos de carroças. É importante registrar que essa mesma tecnologia está levando a humanidade ao caos onde as pessoas só se importam consigo mesmas, com suas necessidades, vontades e pouco se importam se a sua felicidade vai estar causando a infelicidade dos outros. Elas ficam tão focadas em si, que esquecem que vivemos em uma sociedade onde inevitavelmente precisamos uns dos outros.

Com a tecnologia perdeu-se também a naturalidade das informações e a naturalidade de se viver o momento. Antes nossos amigos viajavam e nós ficávamos ansiosos para saber o que aconteceu durante a viagem e quando eles voltavam era uma alegria muitas histórias para contar; hoje basta entrar no twitter, facebook ou qualquer coisa dessas que vai estar lá passo a passo. Que coisa sem graça! Agente não precisa mais imaginar como foi, vai estar tudo lá para ser visto. A pessoa passou mais tempo postando na internet o que estava acontecendo que se esqueceu de viver intensamente os momentos.

Acho que podemos manter certos costumes sem deixar de aderir a certas tecnologias. Antes almoçávamos aos domingos com a família, jantávamos em família, não havia tanta opção e ganhava-se muito com isso. Hoje é cada um por si. É preciso rever esse modo de vida se não, nem haverá mais vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário