quinta-feira, 14 de abril de 2011

Turismo / Lazer. Por, Bruno Henrique Rocha de Oliveira.




O turismo na sociedade


Há aqueles que afirmam ser necessidade, o ato de viajar e fazer turismo, criadas pelo sistema social e econômico onde as imagens (fotografias publicitárias, por exemplo), emolduradas por uma ideologia acabam por criar expectativas, estimulando a “massa que sofre das neuroses urbanas” a distanciar de seu cotidiano para buscar em certos lugares o bem estar humano tão desejado. Enquanto uns acreditam que a necessidade de viajar é algo criado pela classe dominante, outros creem que o contato com a natureza, a ânsia por liberdade e independência têm também nas viagens as projeções dos anseios internos de cada um.
Onde tem aqueles ainda, que tem apenas como objetivo o Turismo Cultural, que compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural, e dos eventos culturais de cada lugar, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura, já que à motivação desse turista, é especificamente de determinados eventos culturais, de modo a querer viver aquela experiência e que venha a lhe proporcionar algum conhecimento.
Dentre muitos estudiosos, líderes políticos e empresários, o turismo vem sendo tratado principalmente sob a ótica dos benefícios econômicos, o que justifica a valorização da atividade a geração de empregos e atração de impostos, onde a evolução do turismo é muito importante como fator de desenvolvimento de cada região, em virtude de seus possíveis efeitos econômicos que ira proporcionar aquele lugar.

Mas a compreensão do significado dos termos empregados neste conceito permite visualizar as características básicas, e o dimensionamento atribuído ao Turismo Cultural no país, e vivenciar implica, essencialmente, em duas formas de relação do turista com a cultura ou algum aspecto cultural: a primeira refere-se ao conhecimento, aqui entendido como a busca em aprender e entender o objeto da visitação; a segunda corresponde a experiências participativas, contemplativas e de entretenimento, que ocorrem em função do objeto de visitação, mas independente de seu fim o turismo é algo necessário a todos.

Um comentário:

  1. quem sou eu: VIAMÃO PODE TER UM UMA DECORAÇÃO COM MAIS CRIATIVIDADE NOS PRÓXIMOS EVENTOS; NATAL E CARNAVAL.
    A SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E ESPORTE ESTEVE EM REUNIÃO COM A SECRETARIA DE TURÍSMO DE GRAMADO E COM SR LUCIANO PECCIN QUE É COORDENADOR DO NATAL LUZ EM GRAMADO.
    ONDE DEBATERAM AS ESTRATÉGIAS DE COMO SER UMA CIDADE RECEPTIVA ATRAINDO MAIS TURÍSTAS.
    A ARTE DE DECORAR COM COM MATERIAIS RECICLÁVEIS JÁ FAZ PARTE DOS EVENTOS DE GRAMADO, ONDE REGRA; GASTAR POUCO E DAR UM GRANDE IMPACTO.
    SR. LUCIANO PECCIN É PROPRIETÁRIO DO HOTEL A CASA DA MONTANHA UM DOS MAIS REQUISITADOS DOS ATORES GLOBAIS QUANDO CHEGAM EM GRAMADO, NUMA CONVERSA INFORMAL CONVIDAMOS PARA TRAZER UMA FILIAL PARA VIAMÃO VISANDO A COPA DE 2014.
    LUCIANO PECCIN FICOU AGRADECIDO, DIZENDO SER UM APAIXONADO POR GRAMADO QUE NÃO PENSAVA NESTA HIPÓTESE MAS, NÃO DESCARTOU TOTALMENTE, ENTÃO VIAMÃO FICARIA MUITO LISONJEADA DE ACOLHER UMA PESSOA TÃO ESTIMULADA A FAZER PELA SUA CIDADE.
    VIAMÃO SEM DÚVIDA SERIA A MENINA DOS OLHOS DE MUITOS EMPRESÁRIOS COM FARO, VIAMÃO HOJE NA REGIÃO METROPOLITANA É UMA DAS CIDADES QUE AINDA CONSEGUE TER QUALIDADE DE VIDA POR TER A MELHOR AGUA PARA BEBER E SE BANHAR SEM FALAR DO MELHOR AR, FICANDO AO LADO DA METRÓPOLE PORTE ALEGRE.
    NA FOTOS OS REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA E ESPORTE;
    DIRETOR GERAL DA SECRETARIA DE ESPORTE E CULTURA ADÃO PRETTO(FILHO)
    DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE CULTURA JORGE SIQUEIRA
    REPRESENTANTE DO CARNAVAL ROSANGELA
    PRODUTORA E GESTORA PÚBLICA CARLA ROSANE


    Viamão vaí ao encontro da secretaria de turismo do Estado do RS, para buscar demandas relativas a copa 2014 e isserção nos projetos de apoio aos municípios. Fomos muito bem recebidos pelo chefe de gabinete Rodrigo Maroni, Viamão deseja desde já uma gestão com muito sucesso a Secretaria Abgail.
    Nosso tema e objetivo fechar parcerias para eventos, cursos, concursos, seminários, fóruns, sabendo que por ser uma das cidades mais antigas do Estado RS, conta com histórias e belezas inigualáveis, portanto, um potêncial turístico.
    A produção da Rede Globo procurou a setur rs, para trazer a nova produção do filme o Tempo e o Vento de Érico verìssimo, Viamão se colocou a disposição.
    Viamão está capacitado para receber esta produção por contar com o aparato da PUC(Centro Tecnólogico em audiovisual), onde em reunião ofereceu apoio necessário, sem falar da proximidade de Porto alegre, aeroporto, contando com o hotel Vila Ventura, para receber atores globais, meio ambiente e total suporte da Prefeitura Municipal de
    Viamão, sabedores do desenvolvimento para nossa Cidade em ICMS,
    empregos, etc;
    http://turismoviamao.coolpage.biz/ http://www.youtube.com/watch?v=Te5R_Fgz2F8http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpp&cmm=109962274http://www.youtube.com/watch?v=M7F7Fy2BcXc

    NOME; CARLA ROSANE BARCELOS DA SILVA

    ResponderExcluir