quinta-feira, 14 de abril de 2011

Arte. Por, Guy de Orleans e Bragança.



Designer Gráfico: Shepard Fairey


O designer gráfico, Shepard Fairey, ficou famoso por retratar Barack Obama durante a última campanha presidencial americana, beneficiando o presidente com um inesperado marketing eleitoral. O pôster com seu retrato traçado nas cores vermelha, azul e branca se consagrou como a imagem mais divulgada no país e no exterior.

Debruçar sobre a obra desse expressivo representante da “street art” é muito indicado para quem visa compreender a história da arte moderna e ao mesmo tempo decodificar as transformações que agitam a sociedade americana.

Nascido em Charleston, na Carolina do Sul, Fairey, na época que estudava na Rhodes Island School of Design, ainda no final dos anos oitenta, fez suas primeiras experiências artísticas. Criou o personagem “André The Giant”, uma cabeça masculina, estilizada e inspirada na figura de um lutador de luta livre. Ele então reproduziu o desenho em adesivos e, logo, sua brincadeira estava espalhada e copiada por todos os lados.

Entre 1989 e 1996, mais de um milhão de adesivos com suas criações estavam espalhados pelo mundo.

Geralmente, suas obras são o manifesto de seus engajamentos e convicções. Ele é um defensor ferrenho da liberdade de expressão, a buscando no espirito da arte urbana e nos movimentos políticos no início do século 20.

Hoje em dia, Fairey é um dos “street artists” mais bem reconhecidos e valorizados. Suas obras podem ser encontradas no MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque), no Museu de Arte Contemporânea de São Diego, no Instituto Smithsoniano em Washington, no “Victoria and Albert Museum” em Londres, entre outras instituições distintas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário