quinta-feira, 14 de abril de 2011

Moda. Por, Carlos Diogo Langendolf Vilela.

Havaianas todo mundo usa

Havaianas é uma marca brasileira de chinelos de borracha De 1994 a 2000 o produto foi
aos poucos "sofisticado" pela empresa em campanhas e em muitos lançamentos. Foi quando
modelos e celebridades começaram a desfilar com a sandália nos pés.
As exportações aceleraram e a marca ganhou espaço em revistas e nas principais vitrines
de moda no mundo.A idéia para o produto foi inspirada nas Zori, sandálias japonesas feitas de palha
de arroz ou madeira lascada e que são usadas com os kimonos.
O primeiro modelo é o mais tradicional: branco com tiras e laterais da base azuis. Não
possuíam um atrativo visual, porém, eram demasiado baratas. Com o fator preço favorecendo o
mercado, em menos de um ano a [Vespasiano] produzia mais de 13 mil pares por dia.
O grande público das Havaianas foi, durante trinta anos, uma classe financeiramente
desfavorecida que a comprava em mercados de bairro. Assim, as Havaianas ficaram conhecidas
como "chinelo de pobre".
Tentando mudar esta idéia, a companhia lança em 1991 o modelo Havaianas Sky, com
cores fortes e calcanhar mais alto, dando a idéia de que pertencia a um público de classe mais alta.
Seu preço também é mais elevado que o das tradicionais. Para levar o lançamento ao público alvo,
foram veiculadas propagandas de grande porte estreladas por artistas famosos.
Em 1997 foi criado o departamento de comércio exterior das Havaianas com o objetivo de
aumentar a exportação do produto. A primeira etapa foi a reorganização de toda a rede de
distribuidores.
Outro fator que culminou no sucesso da marca no exterior foi quando, em 2003, foram
produzidos modelos sofisticados com os rubis, para os indicados ao Oscar e colocados em
embalagens especiais com a foto de cada um imitando um espelho. Os calçados foram entregues aos
indicados no dia seguinte à premiação do Oscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário