quinta-feira, 14 de abril de 2011

Economia. Por, Guy de Orleans e Bragança.



Economia Mundial Março de 2011


O mês de Março apresentou bastante eventos relevantes para a economia mundial.

Vale destacar a performance de -8,18% da bolsa japonesa, sofrendo os impactos diretos do forte terremoto que abalou o país, com ameaça de acidente nuclear. Podendo a consequência do desastre resultar na perda de até US$200 bilhões.

Entretanto, de acordo com os Bancos Centrais do mundo, uma vez contida a ameaça nuclear, o evento tende a ser localizado e sem grandes conseqüências para a economia global de longo prazo. Apesar de possível diminuição do uso de energia nuclear em outros países.

A questão geopolítica no mundo árabe continuou, mantendo o preço do petróleo em níveis elevados. Segundo especialistas, este é o maior risco de curto prazo para a recuperação econômica global.

Tanto os spreads de crédito dos títulos de maior rendimento (high yield) como os rendimentos do título de 10 anos do Tesouro Americano ficaram inalterados em Março.

No início do mês o aumento da aversão ao risco devido ao terremoto no Japão fez com que os spreads abrissem e o preço do título do tesouro subisse, mas na segunda metade do mês o movimento se reverteu.

Em Março, o Dólar americano se depreciou fechando o mês com queda de 1,34% com relação a cesta DXY. A indicação do presidente do BCE de que pretende subir os juros já em Abril fez com que o Euro se valorizasse 2,55%, a despeito da piora do cenário em Portugal com a renuncia do primeiro ministro. O Real brasileiro apreciou-se em quase 2% fechando o mês de Março em 1,632.

Nenhum comentário:

Postar um comentário