quinta-feira, 14 de abril de 2011

Esportes. Por , Carolina Elias.


A Prática de Esportes
Na opinião de algumas pessoas, o esporte não é considerado importante para o ser humano, mas para outras pessoas a atividade de ter o seu corpo em movimento e alcançar vários tipos de resultados dos esforços que cada um faz com esses movimentos é quase uma religião. Mas se pararmos para pensar, por que o esporte é tão importante? O que ele nos traz e o que faz no nosso corpo que se torna uma coisa relevante para muitos?
Podemos começar voltando há muitos anos na história, quando o ser humano precisava usar seu corpo o dia inteiro para atividades de sobrevivência. Estamos falando da idade média, onde o homem precisava caçar para obter seus alimentos. Isso exigia um nível muito grande de preparo físico e capacidade muscular, senão o homem morria de fome. Se formos parar para pensar nisso podemos dizer que na lei da selva realmente só sobrevive o mais forte. Afinal, não temos notícia de nenhum gordinho dessa época. Para eles o esporte não era um entretenimento e sim uma necessidade. Mas para entendermos sua importância temos que primeiramente saber o que acontece no corpo de um ser humano que pratica atividades físicas regularmente e comparar com aqueles que não praticam.
Os músculos do nosso corpo têm várias funções entre elas, nos movimentar, nos aquecer, proteger os ossos... Quanto mais ativos eles estiverem mais eles poderão exercer suas funções melhor, isso já é um motivo para praticar esportes e ajudar a manter a saúde do corpo. Com essas informações já podemos ter uma noção da importância de praticar esportes regularmente. Ao fazer isso temos conseqüências positivas que algumas vezes não são percebidas pelas pessoas, como o fato de que quando começamos a praticar atividades físicas, com o tempo o nosso corpo vai “pedindo” mais exercício, e alem disso nos pegamos desejando ter hábitos alimentares e de vida mais saudáveis.
Há praticantes de esporte que usam esse prazer como carreira e há aqueles que fazem por puro lazer. Mas temos sempre que ficar atentos aos exageros, pois podem não nos fazer bem, e sim nos prejudicar com lesões e até mesmo psicologicamente, no caso daqueles onde a prática de atividade física se torna um vício. De qualquer forma, o esporte é importante sim para todas pessoas de todas as idades, desde criança até os idosos, todos devem ter essa prática regularizada para ajudar tanto o corpo quanto a mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário