quinta-feira, 14 de abril de 2011

Artes. Por, Carolina Elias.



Todo ser humano tem uma necessidade de se expressar, nós precisamos nos comunicar e mostrar como nos sentimos e nosso ponto de vista em relação a assuntos diversos. O modo como cada um se expressa é que muda de pessoa para pessoa, alguns preferem simplesmente falar, outros já se expressam de formas artísticas como pinturas, esculturas, composições musicais.
Afinal, artes significa uma técnica ou habilidade que usamos para expressar sentimentos e emoções, dando um significado diferente para cada obra de arte. Nem sempre o que se pretende transmitir nas obras de artes, é, o que as pessoas entendem. Muita gente não vê utilidade nas artes, por que essas, não têm uma função no sentido exato da palavra. Um quadro, por exemplo, não tem as mesma função que um desenho técnico, mas isso não quer dizer que não tenha uma função. A sua utilidade é simbolizar estados de consciência humana, abrangendo percepção, emoção e razão.
Cada artista tem sua técnica de pintura e cada um escolhe a técnica e cores de acordo com seu estado de espírito. Um mesmo artista pode ter várias fases ao longo de sua carreira e dependendo dessa fases suas obras de artes podem variar de tons escuros e sombrios a cores vivas e alegres. Há obras que são difíceis de serem entendidas como os quadros de Salvador Dali, ou as pinturas abstratas onde não existe coerência, somente cores e formas aleatórias. Mas não precisa ser uma pintura concreta para transmitir emoções ou estados de espírito, quando olhamos um quadro, mesmo que abstrato, podemos sentir as emoções do artista e isso que faz um quadro ser uma obra de arte.
Há artes que contam histórias, temos como um grande exemplo, as pinturas egípcias que permanecem até hoje em sarcófagos, pirâmides e paredes. Contam a história de sua época do jeito que os egípcios pretendiam passar adiante. A literatura e mapas podem se tornar uma arte também, nos tempos de descobertas de terras as cartas e diários, os desenhos de mapas se tornaram para gente não apenas documentos, mas uma forma de artes, pois nela eram também transmitidos os sentimentos da época, e visões de seus autores sobre os acontececimentos.
Enquanto um ser humano puder livremente expressar sentimentos e opiniões de formas artísticas, vamos ter cada vez mais artes espalhadas pelo mundo. Sejam elas de que forma forem, transmitirão sentimentos, idéias e muitas outras coisas ao longo da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário