terça-feira, 12 de abril de 2011

Gastronomia. Por, Nathalia Oliveira de Faria.






A Gastronomia é uma arte que exige apuro como qualquer outra. Basta pensar que a gastronomia surge basicamente da combinação e transformação de diversos elementos em condições adversas. E se pensamos que é uma arte para ser apreciado por outros, uma apreciação que se dá em seu interior, vemos a importância da Gastronomia para por sentido na vida.

De inicio nos vemos com o desafio de transformar com um amontoado de coisas perecíveis, muitas vezes por meio do fogo (o eterno elemento de destruição e criação) em algo que vá a satisfazer os indefiníveis desejos de um ser humano. E como a arte também reside no processo, o fazer culinário também tem a sua beleza.

Duas pessoas não pintam o mesmo quadro da mesma forma, mesmo que disponham das mesmas condições objetivas. Assim é a comida. Não adianta a mãe ensinar da maneira mais clara como ela faz aquele tradicional frango com quiabo da família, sua filha sempre vai acabar fazendo de uma maneira diferente, e quem sabe até melhor, porque assim teremos mais opções.

Depois de tudo pronto para ser apreciado a sensação que temos é de um grande prazer, um grande êxtase, caso o resultado seja bom, ou de um desgosto, caso seja ruim. Quem nunca teve aquela sensação de transcedência divina depois de um almoço excelente. Ou aquela repulsa a tudo, depois de comer algo que não caiu bem. Mas isso altera sensivelmente o rumo da nossa experiência de vida, fazendo com que pensemos de maneira diferente acerca da vida. Como a Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário