sábado, 16 de abril de 2011

ARTES. Por, Daniel Horovitz .

ARTES

Dentre todas as formas existentes de arte, optei por tratar aqui de música, pois, além de ser uma de minhas paixões é, sem sombra de dúvida, a única forma de arte que é apreciada unanimemente por todos os seres humanos. A música toca na alma das pessoas e pode provocar diversas reações nas pessoas. Dentre elas: Raiva, alegria, euforia, depressão, nostalgia etc.
Música é, basicamente, a união entre sons e silêncio. Não se sabe ao certo em que período surgiu, mas, de certo, nunca mais saiu de nossas vidas. Na atualidade, não há registro de nenhuma sociedade, comunidade ou tribo que não possua suas próprias manifestações musicais. Ao longo da história, a música foi mudando sua forma e revelando excelentes profissionais em todo o mundo. No estilo erudito, Bach, Mozart, Beethoven, Chopin; No rock, John Lennon, Elvis Presley, Chuck Berry, Jimmy Hendrix etc.. Enfim, fica claro que em todos os diversos segmentos musicais há pessoas detentoras de técnica, carisma e talento que se destacam e ficam eternizados na história mundial.
Hoje, a música enfrenta um período extremamente conturbado. Nunca antes a mídia foi tão influente no cenário musical e o músico profissional recebeu tão pouco por sua obra. A pirataria é extremamente criticada, mas, se os álbuns originais não tivessem um preço tão fora da realidade do grande público, talvez fossem mais adquiridos. O músico atualmente só recebe dinheiro vendendo seus shows e a demanda nem sempre é tão grande que garanta o seu sustento. Todavia, também é necessário citar os pontos positivos: Com o advento dos “Home Studios” (programas de computador que simulam instrumentos musicais e seus efeitos, bem como gravação, mixagem e masterização), nunca foi tão simples e barato produzir um álbum. A internet também exerce um papel super importante, pois hoje o artista pode divulgar seu trabalho com extrema facilidade e praticidade, sem depender de rádios, programas de televisão e etc.
Todos os avanços supracitados fizeram com que hoje todos possam montar uma banda. Entretanto, fica cada vez mais difícil, devido à imensa quantidade de “artistas”, separar o joio do trigo e saber quem, de fato, é talentoso ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário