terça-feira, 12 de abril de 2011

Tecnologia. Por, Adriana Ielmini.



Uma ferramenta cada vez mais indispensável


A cada dia que passa a internet se torna uma ferramenta tecnológica mais complexa e indispensável. Depois dos sites de busca, em que é possível se pesquisar sobre tudo, e dos sites de relacionamento, em que se encontra aquele amigo da “pré-história”, surge o boom dos sites de compras e financiamentos coletivos. Ambos têm uma característica em comum: a busca por uma melhor precificação dos produtos e projetos.
Os sites de compras coletivas, geralmente, ofertam um lote fechado de um determinado produto ou serviço a um preço abaixo do que normalmente eles são vendidos. O site ganha uma comissão em função das vendas realizadas. Já o comerciante chega a ter prejuízo, já que os produtos/serviços são vendidos abaixo dos preços normalmente ofertados e, além disso, eles são descontados da comissão paga ao site. Então, qual é o ganho do comerciante nesse canal de vendas? Além da divulgação do seu produto/serviço, eles ganham uma percepção do potencial de demanda do que é comercializado por suas lojas.
Outra febre que começa a crescer, no Brasil, são os sites de financiamento coletivo, focado em eventos culturais. Normalmente, produções culturais que não possuem muito apelo comercial têm dificuldade de obter recursos para se viabilizar. É nesse ponto que entra o site. Ele detecta um evento que não seja tão comercial, mas que ao mesmo tempo possua uma demanda suficiente para a sua realização. O site estima o custo total desse evento e divide em cotas que são vendidas pela internet, por exemplo, para fãs de uma determinada banda. Vendida 100% das cotas o evento está financiado. A partir desse momento, os ingressos são vendidos. Com os recursos obtidos com a bilheteria, o site consegue pagar os financiadores, além de receber sua comissão. Os financiadores têm o benefício de receber o seu dinheiro investido de volta, além de assistir gratuitamente o espetáculo que ele financiou.
Esses são dois exemplos dos desenvolvimentos recentes da internet. Bem utilizada ela pode gerar ótimos lucros, viabilizando negócios que antes poderiam não acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário