terça-feira, 12 de abril de 2011

Esporte. Por, José Carlos da Fonseca Neto,


Os benefícios da prática de esportes


Não temos como abordar o tema “qualidade de vida” sem citar a prática de exercícios físicos. Um dos pilares da boa saúde e do bem-estar é o cuidado com o corpo, por meio de atividades que aliam estética a saúde.
A pessoa não precisa passar o dia dentro de uma academia para ter uma vida mais saudável. Há várias maneiras e lugares para se cuidar, como caminhar, correr, andar de bicicleta ou nadar, movimentos que exercitam quase todo o corpo. O ideal é realizar o exercício de duas a três vezes por semana, com baixa intensidade. Geralmente, a caminhada é uma boa pedida, pois além de trabalhar o músculo cardíaco, ajuda na queima de gordura e não é uma atividade pesada. Atividades desse tipo aumentam a resistência, diminui a gordura do corpo, deixa o coração mais forte e ajuda até a parar de fumar. Além disso, melhora a convivência com as outras pessoas, o humor e faz a gente gostar mais de si mesma. E para quem trabalha e tem um dia-a-dia corrido, é um bom combate ao stress.
Os benefícios dos “esportistas” são diversos, como a disposição corporal, redução da hipertensão e da obesidade, a melhora na oxigenação das células e da capacidade vascular, conforme dizem os mais conceituados médicos ligados ao assunto. Porém, não pense que é só você sair por aí correndo oi nadando que tudo vai bem. Alguns cuidados são importantíssimos antes de se começar uma atividade física. Dizem os médicos: O primeiro passo para quem quer iniciar uma atividade é procurar um profissional da área médica e realizar exames para verificar se existe algum tipo de anormalidade nas funções corporais, principalmente pessoas que nunca foram praticantes de alguma atividade física, chamados de sedentários.
Em resumo, exercitar-se, muito mais do que dar um visual mais bonito, mais atrativo, é uma atitude inteligente em relação a si próprio. Não são poucos os estudos feitos a respeito do resultado da prática de esportes ou de uma atividade física disciplinada. A conclusão, pode-se dizer que é unânime, na confirmação de benefícios para saúde, melhoria da qualidade de vida e na prevenção e controle de vários problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário