quinta-feira, 14 de abril de 2011

Tecnologia. Por, Guy de Orleans e Bragança.



Carros Que Dirigem Sozinhos


A Agencia de Pesquisa em Projetos de Defesa Avançada (DARPA), foi criada em 1957 por militares e pesquisadores americanos com o objetivo de manter a superioridade tecnológica dos Estados Unidos.

No ano de 2004, o a DARPA lançou o “DARPA Grand Challenge”, uma competição de carros inteiramente autônomos, capazes de completar um curso “Off-Road” dentro de um tempo pré-estabelecido.

A competição aconteceu no Deserto de Mojave, na Califórnia, sendo o trajeto de 240km. Haviam diversos times competindo, porém nenhum dos veículos robôs terminaram a corrida.

Sebastian Thrun, diretor do Laboratório de Inteligência Artificial de Stanford, se interessou pela ideia. Thrun sempre adorou carros, mas aos 18 anos perdeu seu melhor amigo em um acidente automobilístico. Desde então, dedica a sua vida em procurar meios para salvas vidas de acidentes como este.

Ao ouvir sobre o fracasso da competição da DARPA, Thrun decidiu montar um carro-robô diferente, um carro que aprendesse antes com homens e depois participasse da competição da DARPA. Assim feito, o carro se tornou o primeiro a vencer uma competição da “DARPA Grand Challenge”.

Entretanto, Sebastian Thurn não estava inteiramente satisfeito pois, não havia salvado nenhuma vida. Acidente automobilístico é o principal motivo de morte entre jovens e a grande maioria deles são causados por erros humanos e não por erros mecânicos.

Em Stanford monta-se carros que guiam sozinhos para qualquer lugar e têm sensores que podem “ver” tudo em volta e assim tomar decisões sobre como irão conduzir. Os carros são capazes de desviar de pedestres e de caminhos engarrafados, conseguindo até fazer manobras radicais se preciso.

Thrun confia nesta nova visão e tecnologia, ele acredita que assim será o futuro, com muito menos mortes e acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário