terça-feira, 12 de abril de 2011

Moda. Por: José Carlos da Fonseca Neto .


Bicicleta elétrica é moda no Rio


Um tipo diferente de bicicleta vem conquistando os cariocas. É a bicicleta elétrica, que tem a aparência de uma bicicleta convencional, mas é movida pela energia de um motor. Entre os atrativos deste meio de transporte está o aspecto ambiental – não polui, pois não queima combustível –, além da economia e da agilidade no deslocamento. As bicicletas elétricas viraram moda nas ciclovias do Rio de Janeiro, neste verão. Movidas à bateria, com velocidade média de 30 km/h e autonomia de 35 km, elas são bem práticas.

As bicicletas elétricas são indicadas para deslocamentos de curta e média distância. Isso porque sua autonomia é de cerca de 40km, quando necessita de uma nova carga. O modelo não é indicado para vias de trânsito rápido, pois atinge uma velocidade de até 35Km/h. Mas agilizam o deslocamento em locais com menos movimento, substituindo o carro e o transporte coletivo. O bagageiro (guarda-volumes) traseiro com chaves e a cesta frontal auxiliam no transporte de bolsas e outros materiais. O peso máximo que suporta, incluindo o do piloto e da bagagem, é de cerca de 100kg.
Uma bicicleta elétrica custa entre R$ 2.400,00 e R$ 3.700,00, pode ser comprada em até 24 vezes e precisa de 5 horas para recarregar a bateria, além de não poluir o meio ambiente. O carregador da bateria é igual ao de um celular. Cuidar do meio ambiente e fugir dos engarrafamentos não exigem nem esforço. A bicicleta tem um motor que diminui o trabalho do ciclista. E agora há um modelo ainda mais ecológico, usa energia de graça,que vem lá de cima. E o ciclista pedala com um empurrãozinho do sol.

Segundo informações da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, essas bicicletas estão sujeitas as mesmas regras das bicicletas comuns e, portanto, não precisam ser licenciadas e o condutor não precisa de habilitação.
Ah! o condutor pode escolher entre usar o motor elétrico ou pedalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário