quinta-feira, 14 de abril de 2011

Gastronomia. Por, Carolina Elias.



O mundo tem aproximadamente 6 bilhões de pessoas hoje em dia, e essas pessoas estão espalhadas em diversos povos e culturas diferentes. Alguns quase opostos do que os outros. É essa diversificação que faz cada lugar ter suas características únicas e apelativas a outras pessoas. Uma das características da cultura de cada povo é a culinária.
Uma das particularidades da culinária são os temperos usados na hora de fazer os pratos. Se não houvesse os temperos acredito que todas as comidas iriam ficar com sabores bem similares uma das outras. Há temperos usados no Brasil que não existem na Índia ou Japão, e vice-versa. Isso dá um aspecto local a cada comida. A gastronomia nasceu do prazer que a comida proporciona ao ser humano quando esse não está se alimentando por sobrevivência. Ao longo dos anos foram descobrindo as várias maneiras de se cozinhar e utilizar temperos e sabores para criar pratos com aspectos diferenciados e também exóticos.
Ao se aprofundar nessa arte da gastronomia foram criadas comidas de requintes, usando alimentos difíceis de serem encontrados nos dias atuais e iguarias que são raras de se produzirem em abundância, essas comidas se tornaram caras e nem todos podem usufruir desses prazeres. Em contrapartida, há alimentos que são tão fáceis de se achar e tão abundantes, que utilizando-os foram criados pratos e vendidos em restaurantes por preços super acessíveis, criando restaurantes especializados em entregar pratos rápidos e fáceis de se montar.
Assim como existem alimentos típicos de cada país, existem aqueles que nos fazem bem e os que nos fazem mal. Depois de muitos anos de pesquisas laboratoriais e cobaias humanas, hoje sabemos que os alimentos verdes e coloridos originários de cultivo do solo são os mais saudáveis para qualquer ser humano. Mas também descobrimos que certos alimentos ao se submeterem em processos de transformações em outros alimentos podem nos fazer mal se ingeridos em abundância ou regularmente como é o caso do cacau transformado em chocolate.
Quem tem esse prazer pela comida sabe que podem ser criados e feitos pratos que nos fazem sentir extrema satisfação. A gastronomia é uma arte que ainda não foi totalmente desenvolvida, talvez com o avanço cada vez maior da tecnologia, e a criatividade cada vez maior do ser humano ainda vamos descobrir muitos pratos e sabores de dar água na boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário