quinta-feira, 14 de abril de 2011

Politica. Por, Bruno Henrique Rocha de Oliveira.




A mulher na Presidência do Brasil

Na maior parte da História, as formas de governo foram monárquicas, onde ao passar dos anos o poder politico político sofreu uma mutação da força, onde do governante se esperava que fosse um chefe militar, e após tantas lutas pela democracia popular esse governante passaria a ser escolhido pelo povo para representá-lo, se tornando um chefe de Estado, onde por muito tempo esses condutores do Estado deveriam ser representados pelas figuras masculinas, uma vez que a sociedade preconceituosa e machista, acreditava que a força, seria característica mais dos homens que das mulheres.
Mas, a partir do século XIII, as monarquias europeias vão se tornando hereditárias. Cada rei procura ser sucedido pelo filho. Mas qual o sexo do rebento? Se o rei tem filhos, meninas pouco importam. Mas, se só nascerem filhas, poderão reinar? Garantir a sucessão é a forma de um rei assegurar que sua política continue. Melhor com um filho varão, mas na sua falta, o rei preferirá uma filha a um irmão ou primo.
Este ano, pela primeira vez na história do Brasil uma mulher assumiu o cargo de Chefe de Estado, ou melhor falando o cargo de Presidenta do Brasil, lembrando que há tempos atrás entre os três ou quatro principais candidatos à presidência da República, estavam duas mulheres. Em 1989, a pouco conhecida Livia Maria foi a primeira mulher a disputar a presidência e ficou em 17º lugar, e alguns anos atrás, a senadora Heloisa Helena passou dos seis milhões de votos, marca notável para um partido pequeno como o seu.
A Democracia se aprende, se constrói, se cria. É como se nosso hipotético sistema operacional, cada vez que tem de reagir a uma surpresa, a uma novidade, a algo inesperado, e desconhecido.
Diante desses milênios de autoritarismo, que nos marcavam, fica claro que a partir de agora haverá mais igualdade dos sexos, mostrando para todos que a mulher pode ser tão forte e inteligente quanto, embora a eleição da primeira Presidenta do Brasil não tenha sido motivada por uma questão de gênero, o fato é, que haver uma mulher no comando do país permite-nos alimentar fundadas esperanças de que muitos dos problemas que as mulheres vêm enfrentando na sociedade possam ser claramente combatidos, e eliminados talvez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário